Intervenção de Terceiro

Publicado em 22/04/2003

Intervenção de Terceiro


Sendo o processo um instrumento para a resolução imparcial dos conflitos que se verificam na vida social, necessariamente, faz-se a exigência de pelo menos três sujeitos: autor e réu, nos pólos conflitantes da relação processual, como sujeitos parciais; e o juiz, como sujeito imparcial, representando o interesse coletivo, visando a justa resolução do litígio. Porém, há situações em que, embora já integrada a relação processual segundo seu esquema acima (autor-juiz-réu), a lei permite ou reclama o ingresso de terceiro no processo, seja em substituição a uma das partes, seja em acréscimo a elas, de modo a ampliar subjetivamente aquela relação.

A intervenção de terceiro, baseia-se no fato de que a sentença proferida no processo, causará efeitos reflexos no direito de terceiro, sendo assim, justificável que terceiro vem a intervir para ajudar uma das partes a vencer a demanda. Essa intervenção pode ser: voluntária e obrigatória. Ocorrerá a primeira se o terceiro, por sua própria iniciativa, intervir no processo; será obrigatória quando a própria parte tomar a iniciativa de pedir ao juiz que determine a intervenção de terceiro no processo, para auxiliar na defesa e ou eventual ressarcimento de prejuízos que tiver na demanda.

As espécies intervenções voluntárias ou espontâneas são: assistência (art. 50 a 55) e a oposição (art. 56 a 61); e as intervenções obrigatórias ou forçadas são: nomeação…

É esse o conteúdo que você precisa?
Faça seu login e saiba como ver o trabalho completo

O Zé Moleza facilita sua vida acadêmica ajudando você em suas pesquisas, e a economizar o seu tempo e o seu dinheiro nos seus trabalhos de faculdade. São mais de 26144 pesquisa acadêmicas entre elas, monografia, temas de monografias, TCC, modelos de monografias, trabalhos de universidades, resenha, Paper, Ensaio, Bibliografia, Trabalhos Escolares.

Dicas de como fazer: Capa de Monografia, capa de TCC, Regras da ABNT, como fazer monografia, como fazer Projeto Final, como fazer seminário, como fazer capas, referências bibliográficas, modelo de monografia.

O Zé Moleza NÃO faz a venda de monografia e É TOTALMENTE CONTRA a compra de monografia pronta e trabalhos prontos. O Zé Moleza NÃO auxilia a quem compra monografia, NÃO apóia a quem quer comprar Trabalhos Prontos, e NÃO APROVA a quem quer comprar TCC prontos, dando dicas de formatação, regras da ABNT, dando sugestões de temas para monografia, resumo de livros, projeto de pesquisa, projeto de mestrado, projeto de pós-graduação, trabalhos acadêmicos, incentivando o usuário a desenvolver por conta própria sua monografia.