Interrogatório

Publicado em 21/04/2004

O não comparecimento injustificado do acusado poderá ensejar a sua condução coercitiva tal como o permite o art. 260, CPP; evidentemente, que a obrigatoriedade em comparecer não pode significar, como foi visto acima, obrigação em falar nem em produzir prova contra si. Porém, é dever de todo cidadão atender ao chamamento da autoridade judiciária; este é um reclamo da própria sociedade, primeira interessada no perfeito funcionamento da Justiça criminal. Não atendendo à respectiva notificação, desrespeita-se a administração da Justiça. Neste caso, a condução coercitiva não poderá significar qualquer mácula ao direito ao silêncio ou ao de não se auto-incriminar.

O interrogatório será realizado na fase investigatória (arts. 6º., V e 304, do CPP) e na fase processual. Aqui, deverá acontecer logo após a citação do réu (art. 394, CPP) e "en un plazo razonable"15 (a jurisprudência tem entendido ser de oito dias este prazo em caso de réu preso 16); no procedimento do Tribunal do Júri também ocorrerá em plenário (art. 465, CPP) Aliás, como dito acima, em qualquer fase do processo o Juiz poderá interrogar o acusado, ainda que já o tenha feito (arts. 185, 196 e 502, parágrafo único), inclusive em grau de recurso (art. 616).

O…

É esse o conteúdo que você precisa?
Faça seu login e saiba como ver o trabalho completo

O Zé Moleza facilita sua vida acadêmica ajudando você em suas pesquisas, e a economizar o seu tempo e o seu dinheiro nos seus trabalhos de faculdade. São mais de 26144 pesquisa acadêmicas entre elas, monografia, temas de monografias, TCC, modelos de monografias, trabalhos de universidades, resenha, Paper, Ensaio, Bibliografia, Trabalhos Escolares.

Dicas de como fazer: Capa de Monografia, capa de TCC, Regras da ABNT, como fazer monografia, como fazer Projeto Final, como fazer seminário, como fazer capas, referências bibliográficas, modelo de monografia.

O Zé Moleza NÃO faz a venda de monografia e É TOTALMENTE CONTRA a compra de monografia pronta e trabalhos prontos. O Zé Moleza NÃO auxilia a quem compra monografia, NÃO apóia a quem quer comprar Trabalhos Prontos, e NÃO APROVA a quem quer comprar TCC prontos, dando dicas de formatação, regras da ABNT, dando sugestões de temas para monografia, resumo de livros, projeto de pesquisa, projeto de mestrado, projeto de pós-graduação, trabalhos acadêmicos, incentivando o usuário a desenvolver por conta própria sua monografia.