Instrumentalidade do Sistema Processual

Publicado em 21/07/2003

INSTRUMENTALIDADE DO SISTEMA PROCESSUAL


1. INSTRUMENTALIDADE DO SISTEMA PROCESSUAL

A doutrina é unânime em afirmar que o processo é um instrumento através do qual atua a jurisdição. Entretanto, de nada adianta falar em processo como instrumento, sem indicar seus objetivos. O instrumento é um meio e como tal "só se legitima em função dos fins a que destina." (DINAMARCO, 1994, p. 149). Para este raciocínio teleológico necessitamos, portanto, fixar os "escopos do processo, ou seja, dos propósitos norteadores da sua instituição e das condutas dos agentes estatais que o utilizam." (DINAMARCO, 1994, p. 149).

A ordem jurídica, ao estabelecer o sistema processual, busca, através dos escopos do processo, obter determinados resultados. Somente desta maneira é que se revelará a verdadeira utilidade do processo. Esta consciência teleológica, com a especificação dos objetivos a serem alcançados e o modo como se integram, revela um aspecto essencial no quadro instrumentalista do processo. E o método teleológico "conduz à visão do processo como instrumento predisposto à realização dos objetivos eleitos." (DINAMARCO, 1994, p. 150).

A jurisdição é uma expressão do poder do Estado. Sua meta é realizar os objetivos do próprio Estado, de acordo com as modificações que a história imprime e, por tais razões, os objetivos também estão sujeitos a variações, no espaço e no tempo.

Atualmente, diante da "grande premissa metodológica da processualística moderna, consistente no enfoque instrumentalista…

É esse o conteúdo que você precisa?
Faça seu login e saiba como ver o trabalho completo

O Zé Moleza facilita sua vida acadêmica ajudando você em suas pesquisas, e a economizar o seu tempo e o seu dinheiro nos seus trabalhos de faculdade. São mais de 26144 pesquisa acadêmicas entre elas, monografia, temas de monografias, TCC, modelos de monografias, trabalhos de universidades, resenha, Paper, Ensaio, Bibliografia, Trabalhos Escolares.

Dicas de como fazer: Capa de Monografia, capa de TCC, Regras da ABNT, como fazer monografia, como fazer Projeto Final, como fazer seminário, como fazer capas, referências bibliográficas, modelo de monografia.

O Zé Moleza NÃO faz a venda de monografia e É TOTALMENTE CONTRA a compra de monografia pronta e trabalhos prontos. O Zé Moleza NÃO auxilia a quem compra monografia, NÃO apóia a quem quer comprar Trabalhos Prontos, e NÃO APROVA a quem quer comprar TCC prontos, dando dicas de formatação, regras da ABNT, dando sugestões de temas para monografia, resumo de livros, projeto de pesquisa, projeto de mestrado, projeto de pós-graduação, trabalhos acadêmicos, incentivando o usuário a desenvolver por conta própria sua monografia.