Instituto da Reabilitação

Publicado em 26/09/2004

Reabilitação


1 HISTÓRICO

A reabilitação Tem suas origens no Direito Romano, com o nome de restitutio in integrum (restituição integral), tal instituto foi incorporando a legislação de todos os povos civilizados a partir da Revolução Francesa, em 1789. Porém, só foi adotado pela França em 1791.

No Brasil aparece pela primeira vez com o código de 1940. O código de 1890 admitia a "reabilitação" caso o indivíduo fosse condenado injustamente e o tribunal viesse a reconhecer mais tarde sua inocência. Portanto, não se tratava do mesmo instituto existente hoje, que é a "reabilitação" nos seus exatos e tradicionais termos.

A palavra "reabilitação" em linguagem jurídica penal pode ser tomada em dois sentidos: especial e próprio.

Há a "reabilitação especial" quando busca reparar uma injustiça, limpando o nome de um inocente condenado por erro judiciário. Emprega-se tal instituto até mesmo para pessoas mortas, cuja memória deva ser retratada, tendo em vista o aparecimento tardio de prova em seu favor, por meio de Revisão Criminal.

A reabilitação "própria" designada simplesmente pelo nosso código por "reabilitação" equivale a uma anistia por via judicial, ou seja, apaga a condenação e seus efeitos.


2 CONCEITO

A reabilitação, pela lei anterior era uma das causas de extinção da punibilidade, desde de que cumpridos certos requisitos. Contudo, após a reforma penal a ser um instituto autônomo. Como apregoa Shintati:

É esse o conteúdo que você precisa?
Faça seu login e saiba como ver o trabalho completo

O Zé Moleza facilita sua vida acadêmica ajudando você em suas pesquisas, e a economizar o seu tempo e o seu dinheiro nos seus trabalhos de faculdade. São mais de 26144 pesquisa acadêmicas entre elas, monografia, temas de monografias, TCC, modelos de monografias, trabalhos de universidades, resenha, Paper, Ensaio, Bibliografia, Trabalhos Escolares.

Dicas de como fazer: Capa de Monografia, capa de TCC, Regras da ABNT, como fazer monografia, como fazer Projeto Final, como fazer seminário, como fazer capas, referências bibliográficas, modelo de monografia.

O Zé Moleza NÃO faz a venda de monografia e É TOTALMENTE CONTRA a compra de monografia pronta e trabalhos prontos. O Zé Moleza NÃO auxilia a quem compra monografia, NÃO apóia a quem quer comprar Trabalhos Prontos, e NÃO APROVA a quem quer comprar TCC prontos, dando dicas de formatação, regras da ABNT, dando sugestões de temas para monografia, resumo de livros, projeto de pesquisa, projeto de mestrado, projeto de pós-graduação, trabalhos acadêmicos, incentivando o usuário a desenvolver por conta própria sua monografia.