INQUÉRITO POLICIAL

Publicado em 30/01/2018

Dentre os romanos, existia uma delegação de poderes fornecidos pelos magistrados a vitima ou aos seus familiares, a fim de que se investigassem o crime e encontrassem o delituoso, assim os tornando acusadores.

Essa delegação era conhecida como inquisitio. Tempos depois, a inquisitio aprimora o seu procedimento e concede também poderes ao acusado para investigar meios para unir elementos que pudessem comprovar sua inocência.

Subsequentemente, o Estado tomou para si este direito de investigação, delegando para os agentes públicos essa função.

Nas ordenações Filipinas não existiam os inquéritos policiais. No entanto, o mesmo foi originário de Roma, na idade média, e teve referências também na legislação portuguesa e com aplicação também no Brasil.

Com o surgimento do Código de Processo Penal em 1832, foram desenhadas normas a respeito das funções dos Inspetores de Quarteirões.

Porém, estes não possuíam a atividade de Polícia Judiciária, pois não se tratava de um inquérito policial.

Existia somente dispositivos que traçavam informações sobre o procedimento.

Com o advento da Lei nº 2.033 de 20 de setembro de 1871, regulamentada pelo Decreto nº 14.824 de 28 de novembro de 1871 (artigo 4º, § 9º), nasceu o ordenamento à denominação de Inquérito Policial em seu artigo 42, com a seguinte definição “O Inquérito Policial consiste em todas as diligências necessárias para o…

É esse o conteúdo que você precisa?
Faça seu login e saiba como ver o trabalho completo

O Zé Moleza facilita sua vida acadêmica ajudando você em suas pesquisas, e a economizar o seu tempo e o seu dinheiro nos seus trabalhos de faculdade. São mais de 26144 pesquisa acadêmicas entre elas, monografia, temas de monografias, TCC, modelos de monografias, trabalhos de universidades, resenha, Paper, Ensaio, Bibliografia, Trabalhos Escolares.

Dicas de como fazer: Capa de Monografia, capa de TCC, Regras da ABNT, como fazer monografia, como fazer Projeto Final, como fazer seminário, como fazer capas, referências bibliográficas, modelo de monografia.

O Zé Moleza NÃO faz a venda de monografia e É TOTALMENTE CONTRA a compra de monografia pronta e trabalhos prontos. O Zé Moleza NÃO auxilia a quem compra monografia, NÃO apóia a quem quer comprar Trabalhos Prontos, e NÃO APROVA a quem quer comprar TCC prontos, dando dicas de formatação, regras da ABNT, dando sugestões de temas para monografia, resumo de livros, projeto de pesquisa, projeto de mestrado, projeto de pós-graduação, trabalhos acadêmicos, incentivando o usuário a desenvolver por conta própria sua monografia.