Inquérito Policial

Publicado em 05/08/2006


12. NOTITIA CRIMINIS


Segundo o entendimento do renomado autor Edgar Magalhães Noronha, notitia criminis:

É o conhecimento que a autoridade policial tem de um fato aparentemente criminoso: encontro de corpo de delito, flagrante, comunicação de funcionário, publicação da imprensa, informação de qualquer do povo etc. Pode também aquela notitia ser levada ao conhecimento da autoridade pelo próprio ofendido ou seu representante, denominando-se agora delatio criminis, que é simples ou postulatória. A primeira constitui-se apenas da comunicação, ao passo que a segunda pede também se instaure o inquérito, tal qual que sucede com a representação (art. 5°, § 4°, do Código de Processo Penal).( NORONHA, Edgar Magalhães. cm/-jo de Direito Processual Pena. São Paulo: Saraiva, 1876, p. 18)

A notitia criminis consiste na notícia acerca da ocorrência do crime, podendo ser de cognição imediata ou direta, mediata ou indireta e coercitiva, e dá causa ao início das atividades investigatórias por parte da Autoridade Policial.

12.1 Notícia do Crime de Cognição Direta ou Imediata

Verifica-se quando a Autoridade Policial toma ciência acerca dos fatos delitivos em suas atividades rotineiras, através da Polícia Judiciária, através de denúncias, sejam elas anônimas ou não, mediante leitura de jornais.

12.2 Notícia do Crime de Cognição Indireta ou Mediata

Ocorre quando a Autoridade Policial toma conhecimento…

É esse o conteúdo que você precisa?
Faça seu login e saiba como ver o trabalho completo

O Zé Moleza facilita sua vida acadêmica ajudando você em suas pesquisas, e a economizar o seu tempo e o seu dinheiro nos seus trabalhos de faculdade. São mais de 26144 pesquisa acadêmicas entre elas, monografia, temas de monografias, TCC, modelos de monografias, trabalhos de universidades, resenha, Paper, Ensaio, Bibliografia, Trabalhos Escolares.

Dicas de como fazer: Capa de Monografia, capa de TCC, Regras da ABNT, como fazer monografia, como fazer Projeto Final, como fazer seminário, como fazer capas, referências bibliográficas, modelo de monografia.

O Zé Moleza NÃO faz a venda de monografia e É TOTALMENTE CONTRA a compra de monografia pronta e trabalhos prontos. O Zé Moleza NÃO auxilia a quem compra monografia, NÃO apóia a quem quer comprar Trabalhos Prontos, e NÃO APROVA a quem quer comprar TCC prontos, dando dicas de formatação, regras da ABNT, dando sugestões de temas para monografia, resumo de livros, projeto de pesquisa, projeto de mestrado, projeto de pós-graduação, trabalhos acadêmicos, incentivando o usuário a desenvolver por conta própria sua monografia.