Indisciplina e Insubordinação

Publicado em 22/04/2003

INDISCIPLINA E INSUBORDINAÇÃO


Dissertarei a seguir matéria relativamente à letra "h" do Art. 482 da CLT que prevê duas das mais comuns justas causas: ato de indisciplina ou de insubordinação, matéria esta, amplamente discutida em aula, sendo inclusive questionada em prova.


1. Antecedentes Legislativos

O Decreto nº 20.465, de 1º de outubro de 1931, previa, na letra "e" do Art. 54, como justas causas para o despedimento do empregado, a "prática de indisciplina ou ato grave de insubordinação".

Para configuração do justo motivo era necessário reiteração de atos de indisciplina, ou que a insubordinação fosse de natureza grave. Tais exigências foram suprimidas pelo Decreto nº 22.872, de 29 de junho de 1932, que simplificou a redação para "atos de indisciplina ou de insubordinação", na letra "g" do Art. 90.

Finalmente a Lei nº 62, de 5 de junho de 1935, letra "f" do Art. 5º, veio dar a redação reproduzida pelo legislador consolidado.


2. Pressuposto

Todo contrato de trabalho estabelece a subordinação do empregado à empresa. Essa subordinação, ou dependência, para usar a expressão do Art. 3º da CLT, constitui, aliás, a nota distintiva entre a prestação de serviços autônomos e a relação de emprego.

Só se considera empregado, define o referido Art. 3º da CLT, a "pessoa física que prestar serviços de natureza não eventual a empregador, sob a dependência deste e mediante…

É esse o conteúdo que você precisa?
Faça seu login e saiba como ver o trabalho completo

O Zé Moleza facilita sua vida acadêmica ajudando você em suas pesquisas, e a economizar o seu tempo e o seu dinheiro nos seus trabalhos de faculdade. São mais de 26144 pesquisa acadêmicas entre elas, monografia, temas de monografias, TCC, modelos de monografias, trabalhos de universidades, resenha, Paper, Ensaio, Bibliografia, Trabalhos Escolares.

Dicas de como fazer: Capa de Monografia, capa de TCC, Regras da ABNT, como fazer monografia, como fazer Projeto Final, como fazer seminário, como fazer capas, referências bibliográficas, modelo de monografia.

O Zé Moleza NÃO faz a venda de monografia e É TOTALMENTE CONTRA a compra de monografia pronta e trabalhos prontos. O Zé Moleza NÃO auxilia a quem compra monografia, NÃO apóia a quem quer comprar Trabalhos Prontos, e NÃO APROVA a quem quer comprar TCC prontos, dando dicas de formatação, regras da ABNT, dando sugestões de temas para monografia, resumo de livros, projeto de pesquisa, projeto de mestrado, projeto de pós-graduação, trabalhos acadêmicos, incentivando o usuário a desenvolver por conta própria sua monografia.