Incolumidade Pública

Publicado em 31/10/2003

O artigo traz as condutas de subtrair, ocultar ou inutilizar, assim entendidas:

  • Subtrair é tirar de forma oculta, apossar-se;
  • Ocultar é esconder, suprimir, encobrir;
  • Inutilizar é danificar, destruir, tornar imprestável.

As condutas citadas são referentes ao material de salvamento. Mas cita-se que ao definir material de salvamento, a doutrina não é pacífica. A redação do artigo trata de material ou meio destinado à salvamento, sendo que para Hungria, são todos os meios especificamente destinados (Comentários ao Código Penal, 1959, v.IX,p.54), enquanto que para Damásio de Jesus, incluem-se os circunstancialmente úteis para tal finalidade (Direito Penal, 1995, parte especial, v.3º, p.274).

Para a consumação do delito do artigo 257, é necessário observar que o mesmo é dividido em dois momentos distintos, ou seja, na primeira parte, para consumar-se basta a efetiva conduta de subtrair, ocultar ou inutilizar o material de salvamento. Já com relação a segunda parte do artigo, a consumação se dá com o impedimento ou a dificuldade criada pelo agente, obstando o serviço de salvamento.

É crime de perigo abstrato, admitindo a forma tentada.


FORMAS QUALIFICADAS DE CRIME DE PERIGO COMUM

Art. 258 - Se do crime doloso de perigo comum resulta lesão corporal de natureza grave, a pena privativa de liberdade é aumentada de metade; se resulta morte, é aplicada em dobro No caso de culpa, se do fato resulta lesão corporal, a pena aumenta-se de metade; se resulta morte,…

É esse o conteúdo que você precisa?
Faça seu login e saiba como ver o trabalho completo

O Zé Moleza facilita sua vida acadêmica ajudando você em suas pesquisas, e a economizar o seu tempo e o seu dinheiro nos seus trabalhos de faculdade. São mais de 26144 pesquisa acadêmicas entre elas, monografia, temas de monografias, TCC, modelos de monografias, trabalhos de universidades, resenha, Paper, Ensaio, Bibliografia, Trabalhos Escolares.

Dicas de como fazer: Capa de Monografia, capa de TCC, Regras da ABNT, como fazer monografia, como fazer Projeto Final, como fazer seminário, como fazer capas, referências bibliográficas, modelo de monografia.

O Zé Moleza NÃO faz a venda de monografia e É TOTALMENTE CONTRA a compra de monografia pronta e trabalhos prontos. O Zé Moleza NÃO auxilia a quem compra monografia, NÃO apóia a quem quer comprar Trabalhos Prontos, e NÃO APROVA a quem quer comprar TCC prontos, dando dicas de formatação, regras da ABNT, dando sugestões de temas para monografia, resumo de livros, projeto de pesquisa, projeto de mestrado, projeto de pós-graduação, trabalhos acadêmicos, incentivando o usuário a desenvolver por conta própria sua monografia.