HONORÁRIOS ADVOCATÍCIOS COMO CONSECTÁRIOS DO INADIMPLEMENTO

Publicado em 13/07/2017

3.2 O SISTEMA NORMATIVO DO CÓDIGO CIVIL DE 1916 QUANTO A APLICAÇÃO DOS HONORÁRIOS ADVOCATÍCIOS EXTRAJUDICIAIS COMO CONSECTÁRIOS DO INADIMPLEMENTO

Para que seja possível um melhor estudo acerca da necessidade da inclusão dos honorários advocatícios extrajudiciais no rol das verbas reparáveis por aquele que culposamente descumpriu uma obrigação, é mister uma melhor apreciação da temática do Código Civil de 1916 acerca da obrigação do devedor em reparar os
custos que a outra parte teve com a contratação de advogado para ter o seu direito acolhido.

Em sua obra, Medeiros (2014. p. 16) afirma que “o Código Civil de 1916 não incluiu expressamente os honorários advocatícios no conceito de perdas e danos decorrentes do inadimplemento das obrigações (arts. 1.056, 1.059 e 1.061)”.

O antigo Código Civil não abordava o tema da reparação dos honorários advocatícios extrajudiciais, tendo em vista que a reparação do dano era buscada pela via processual, e a parte que tivesse o seu direito violado necessariamente teria que provocar a máquina judiciária para restauração do prejuízo, logo, as despesas pela contratação do advogado na seara administrativa não poderiam ser exigidas.

O fato de a responsabilidade do pagamento da verba honorária extrajudicial não estar incorporado nas normas de direito material não…

É esse o conteúdo que você precisa?
Faça seu login e saiba como ver o trabalho completo

O Zé Moleza facilita sua vida acadêmica ajudando você em suas pesquisas, e a economizar o seu tempo e o seu dinheiro nos seus trabalhos de faculdade. São mais de 26144 pesquisa acadêmicas entre elas, monografia, temas de monografias, TCC, modelos de monografias, trabalhos de universidades, resenha, Paper, Ensaio, Bibliografia, Trabalhos Escolares.

Dicas de como fazer: Capa de Monografia, capa de TCC, Regras da ABNT, como fazer monografia, como fazer Projeto Final, como fazer seminário, como fazer capas, referências bibliográficas, modelo de monografia.

O Zé Moleza NÃO faz a venda de monografia e É TOTALMENTE CONTRA a compra de monografia pronta e trabalhos prontos. O Zé Moleza NÃO auxilia a quem compra monografia, NÃO apóia a quem quer comprar Trabalhos Prontos, e NÃO APROVA a quem quer comprar TCC prontos, dando dicas de formatação, regras da ABNT, dando sugestões de temas para monografia, resumo de livros, projeto de pesquisa, projeto de mestrado, projeto de pós-graduação, trabalhos acadêmicos, incentivando o usuário a desenvolver por conta própria sua monografia.