Homologação de Sentença Arbitral Estrangeira no Brasil

Publicado em 29/11/2005

Com a leitura minuciosa do texto da Lei de Arbitragem, observa-se que a opção do legislador brasileiro não segue a mesma linha do critério geográfico adotado pelos franceses, desde 1981.

Esta prevalência francesa, mereceu o respaldo das principais convenções internacionais, onde é sempre mencionado ao lado e antecedendo o critério do direito aplicável à instância arbitral.

É recomendado pela Lei Modelo UNCITRAL de 1985, onde, legitimamente, foi buscar inspiração o legislador brasileiro para elaboração da Lei de Arbitragem, levando-o a optar por tal critério que, amplamente difundido, que deveria reduzir os riscos de "conflito de nacionalidades". Mas na prática, tal critério se bifurca em dois subcritérios: 1. O do local onde a sentença foi proferida e, 2. O do local que efetivamente serviu de sede ao tribunal arbitral.

A opção nacional, mais amplamente utilizada, é a opção pelo território sobre o qual a sentença foi proferida, como critério de nacionalidade, o que permite identificar, com facilidade, o regime jurídico do seu controle judiciário. Ao lado dessa grande vantagem, o critério apresenta o inconveniente da divergência em relação as modernas legislações nacionais, em nada contribuindo para reduzia as possibilidades de conflitos.

Tal prevalência adotado pelo…

É esse o conteúdo que você precisa?
Faça seu login e saiba como ver o trabalho completo

O Zé Moleza facilita sua vida acadêmica ajudando você em suas pesquisas, e a economizar o seu tempo e o seu dinheiro nos seus trabalhos de faculdade. São mais de 26144 pesquisa acadêmicas entre elas, monografia, temas de monografias, TCC, modelos de monografias, trabalhos de universidades, resenha, Paper, Ensaio, Bibliografia, Trabalhos Escolares.

Dicas de como fazer: Capa de Monografia, capa de TCC, Regras da ABNT, como fazer monografia, como fazer Projeto Final, como fazer seminário, como fazer capas, referências bibliográficas, modelo de monografia.

O Zé Moleza NÃO faz a venda de monografia e É TOTALMENTE CONTRA a compra de monografia pronta e trabalhos prontos. O Zé Moleza NÃO auxilia a quem compra monografia, NÃO apóia a quem quer comprar Trabalhos Prontos, e NÃO APROVA a quem quer comprar TCC prontos, dando dicas de formatação, regras da ABNT, dando sugestões de temas para monografia, resumo de livros, projeto de pesquisa, projeto de mestrado, projeto de pós-graduação, trabalhos acadêmicos, incentivando o usuário a desenvolver por conta própria sua monografia.