Historicismo, Jusnaturalismo e Positivismo Jurídico

Publicado em 19/12/2003

JUSNATURALISMO, HISTORICISMO JURÍDICO E POSITIVISMO JURÍDICO


INTRODUÇÃO

Toda tradição do pensamento jurídico ocidental é dominada pela distinção entre direito positivo e direito natural, o que, com relação ao conteúdo conceitual já podia ser encontrado no pensamento grego e latino, porém, a expressão "direito positivo" é bem recente.

Segundo Artistóteles:

"Da justiça civil uma parte é de origem natural, outra funda-se na lei. Natural é aquela justiça que mantém em toda parte o mesmo efeito e não que depende do fato de que pareça boa a alguém ou não; fundada na lei é aquela, ao contrário, de que não importa se suas origens são estas ou aquelas, mas sim como é uma vez sancionada".

Aristóteles usa dois critérios para distinguir o direito natural do direito positivo:

a) direito natural é aquele que tem a mesma eficácia em toda parte; direito positivo tem eficácia apenas nas comunidades políticas singulares em que é posto;

b) o direito natural prescreve ações cujo valor não depende do juízo que o sujeito tenha sobre elas; direito positivo é aquele que estabelece ações que, antes de serem reguladas, podem ser cumpridas de um modo ou de outro, porém, após serem reguladas pela lei, devem ser desempenhadas do modo que foi prescrita.

Para o romano Paulo, segundo consta no "Digesto":

"Os direitos naturais igualmente guardados entre todos os povos, constituído por uma espécie de providência divina,…

É esse o conteúdo que você precisa?
Faça seu login e saiba como ver o trabalho completo

O Zé Moleza facilita sua vida acadêmica ajudando você em suas pesquisas, e a economizar o seu tempo e o seu dinheiro nos seus trabalhos de faculdade. São mais de 26144 pesquisa acadêmicas entre elas, monografia, temas de monografias, TCC, modelos de monografias, trabalhos de universidades, resenha, Paper, Ensaio, Bibliografia, Trabalhos Escolares.

Dicas de como fazer: Capa de Monografia, capa de TCC, Regras da ABNT, como fazer monografia, como fazer Projeto Final, como fazer seminário, como fazer capas, referências bibliográficas, modelo de monografia.

O Zé Moleza NÃO faz a venda de monografia e É TOTALMENTE CONTRA a compra de monografia pronta e trabalhos prontos. O Zé Moleza NÃO auxilia a quem compra monografia, NÃO apóia a quem quer comprar Trabalhos Prontos, e NÃO APROVA a quem quer comprar TCC prontos, dando dicas de formatação, regras da ABNT, dando sugestões de temas para monografia, resumo de livros, projeto de pesquisa, projeto de mestrado, projeto de pós-graduação, trabalhos acadêmicos, incentivando o usuário a desenvolver por conta própria sua monografia.