História do Direito Penal Brasileiro

Publicado em 22/04/2003

A HISTÓRIA DO DIREITO PENAL BRASILEIRO


Ordenações Afonsinas


Ao tempo da descoberta do Brasil, em 1500, o regime jurídico que regia Portugal era as Ordenações Afonsinas, promulgadas em 1446. Pois bem, foi este nosso primeiro ordenamento jurídico.

Contudo, praticamente não chegou a ser aplicado, pois em 1514 começariam a vigorar as Ordenações Manuelinas.


Ordenações Manuelinas

Até o início do processo de colonização do Brasil, as tribos que aqui habitavam não apresentavam precárias idéias de Direito Penal. Eram ligadas ao direito costumeiro, no qual era amplamente utilizada a vingança privada, vingança coletiva e o talião. Vale ressaltar que o direito consuetudinário dos aborígenes não trouxe nenhuma influência ao Direito Penal atual, uma vez que os colonizadores que aqui chegaram trouxeram consigo suas próprias leis.

Durante a colonização, vigoraram as Ordenações Afonsinas (até 1512) e Manoelinas (até 1569), as quais foram substituídas pelo Código de Dom Sebastião (até 1603). Após isto, passaram a vigorar as Ordenações Filipinas, que refletiam o direito penal dos tempos medievais. o crime era confundido com o pecado e com a ofensa moral. As penas eram exorbitantes e apresentavam diversos pontos contrários ao pensamento de Beccaria. A lei deveria incutir o medo pelo castigo. Havia larga utilização da pena de morte, seja pela forca, tortura ou fogo. Eram comuns penas cruéis: açoite, degredo para as galés, mutilação (mãos e…

É esse o conteúdo que você precisa?
Faça seu login e saiba como ver o trabalho completo

O Zé Moleza facilita sua vida acadêmica ajudando você em suas pesquisas, e a economizar o seu tempo e o seu dinheiro nos seus trabalhos de faculdade. São mais de 26144 pesquisa acadêmicas entre elas, monografia, temas de monografias, TCC, modelos de monografias, trabalhos de universidades, resenha, Paper, Ensaio, Bibliografia, Trabalhos Escolares.

Dicas de como fazer: Capa de Monografia, capa de TCC, Regras da ABNT, como fazer monografia, como fazer Projeto Final, como fazer seminário, como fazer capas, referências bibliográficas, modelo de monografia.

O Zé Moleza NÃO faz a venda de monografia e É TOTALMENTE CONTRA a compra de monografia pronta e trabalhos prontos. O Zé Moleza NÃO auxilia a quem compra monografia, NÃO apóia a quem quer comprar Trabalhos Prontos, e NÃO APROVA a quem quer comprar TCC prontos, dando dicas de formatação, regras da ABNT, dando sugestões de temas para monografia, resumo de livros, projeto de pesquisa, projeto de mestrado, projeto de pós-graduação, trabalhos acadêmicos, incentivando o usuário a desenvolver por conta própria sua monografia.