Hipoteca: Análise e Discussões

Publicado em 18/11/2005

Via de regra, somente aquele que pode dispor da coisa, ou seja, somente o proprietário pode destinar uma coisa à garantia de um crédito. Tal situação decorre da própria finalidade da garantia real. Se esta se impõe para que o titular possa, na hipótese de inadimplência, receber o valor da coisa pela sua venda judicial, não haveria sentido que tal possibilidade fosse proporcionada por quem não é o dono da coisa. Em outras palavras, não poderia alguém destinar uma coisa de propriedade alheia a uma possível venda judicial.

Mas também não basta a condição de proprietário, exigindo-se a livre disposição do bem.

Só aquele que pode alienar poderá empenhar, hipotecar ou dar em anticrese (art. 1420, 1ª parte, CC).

Se alguém que não é o proprietário destinar uma coisa à garantia, o vínculo se constituirá perfeitamente desde a época do registro, se essa pessoa vier a se tornar a proprietária da coisa (art. 1420, §1º, CC).

Os absolutos e os relativamente incapazes podem também destinar coisas de suas propriedades à garantia real, desde que devidamente representados ou assistidos, e desde que possuam a regular licença judicial.

Os cônjuges também não podem, sem a licença do outro, exceto no regime de separação absoluta, alienar ou gravar de ônus reais os bens imóveis (art. 1647, I,…

É esse o conteúdo que você precisa?
Faça seu login e saiba como ver o trabalho completo

O Zé Moleza facilita sua vida acadêmica ajudando você em suas pesquisas, e a economizar o seu tempo e o seu dinheiro nos seus trabalhos de faculdade. São mais de 26144 pesquisa acadêmicas entre elas, monografia, temas de monografias, TCC, modelos de monografias, trabalhos de universidades, resenha, Paper, Ensaio, Bibliografia, Trabalhos Escolares.

Dicas de como fazer: Capa de Monografia, capa de TCC, Regras da ABNT, como fazer monografia, como fazer Projeto Final, como fazer seminário, como fazer capas, referências bibliográficas, modelo de monografia.

O Zé Moleza NÃO faz a venda de monografia e É TOTALMENTE CONTRA a compra de monografia pronta e trabalhos prontos. O Zé Moleza NÃO auxilia a quem compra monografia, NÃO apóia a quem quer comprar Trabalhos Prontos, e NÃO APROVA a quem quer comprar TCC prontos, dando dicas de formatação, regras da ABNT, dando sugestões de temas para monografia, resumo de livros, projeto de pesquisa, projeto de mestrado, projeto de pós-graduação, trabalhos acadêmicos, incentivando o usuário a desenvolver por conta própria sua monografia.