Hermenêutica Jurídica

Publicado em 20/06/2006

No momento de interpretar o Direito Positivo o técnico fará uso de diversos elementos para o devido entendimento da norma jurídica. São estes elementos: o gramatical, nomeado, às vezes, de literal ou filológico, o lógico, o sistemático, o histórico e o teológico.

Algumas vezes o intérprete fará uso apenas de determinados elementos, dependendo do nível de complexidade da norma em análise. Para Recaséns Siches todos os elementos são de grande importância.

Elemento Gramatical:

É através do elemento gramatical que o técnico estabelecerá uma primeira relação com a norma jurídica, no caso do Direito escrito. O elemento gramatical é formado pelo valor semântico das palavras utilizadas no texto, da sintaxe, etc.

Na atualidade, o elemento gramatical sofre uma crítica maior do que na antiguidade. Hoje, objetiva-se uma reparação aos extremos em sua aplicabilidade. Max Gmnr afirmava que o processo estritamente literal, era uma perversão da lei. Celso, jurisconsulto romano, considerou que o conhecimento da lei não limitava-se apenas às palavras, mas a força e o poder. Seguindo a mesma idéia temos Maxiliano, Stammler e Eduardo Espínola.

Elemento Lógico:

O texto legislativo sendo uma forma lingüística idealizada a partir de uma vontade e de raciocínio requererá do elemento, lógica para sua interpretação. Surge com F. Gény a diferenciação na interpretação, da lógica interna e da lógica externa. Modernamente considera-se a lógica razoável, de Recaséns Siches.

1.…

É esse o conteúdo que você precisa?
Faça seu login e saiba como ver o trabalho completo

O Zé Moleza facilita sua vida acadêmica ajudando você em suas pesquisas, e a economizar o seu tempo e o seu dinheiro nos seus trabalhos de faculdade. São mais de 26144 pesquisa acadêmicas entre elas, monografia, temas de monografias, TCC, modelos de monografias, trabalhos de universidades, resenha, Paper, Ensaio, Bibliografia, Trabalhos Escolares.

Dicas de como fazer: Capa de Monografia, capa de TCC, Regras da ABNT, como fazer monografia, como fazer Projeto Final, como fazer seminário, como fazer capas, referências bibliográficas, modelo de monografia.

O Zé Moleza NÃO faz a venda de monografia e É TOTALMENTE CONTRA a compra de monografia pronta e trabalhos prontos. O Zé Moleza NÃO auxilia a quem compra monografia, NÃO apóia a quem quer comprar Trabalhos Prontos, e NÃO APROVA a quem quer comprar TCC prontos, dando dicas de formatação, regras da ABNT, dando sugestões de temas para monografia, resumo de livros, projeto de pesquisa, projeto de mestrado, projeto de pós-graduação, trabalhos acadêmicos, incentivando o usuário a desenvolver por conta própria sua monografia.