Hermenêutica Jurídica

Publicado em 17/09/2003

HERMENÊUTICA JURÍDICA

Setembro/2003


INTRODUÇÃO


O presente trabalho tem por objetivo mostrar a evolução da hermenêutica através dos tempos. Todavia há de se notar que o fato de interpretar está intrinsecamente ligado ao de manipular e ser manipulado. Mostrar como o poder usa a hermeneuta e a justiça é uma das finalidades do apanhado a seguir.

A história da hermenêutica contém dois marcos de orientação. O primeiro, de natureza restrita, contido na interpretação de textos específicos de algumas disciplinas; o outro, de natureza geral, pretendendo estar presente na interpretação de qualquer tipo de texto.


A HERMENÊUTICA JURÍDICA: A HISTÓRIA, O POVO E O PODER


Ao interpretar, o sujeito toma para si o pensamento do autor resgatando o consciente do inconsciente. Assim o intérprete consegue aspirar o íntimo do autor compreendendo-o mais que ele próprio.

Durante a patrística, termo usado para expor a doutrina dos Padres da Igreja, esta foi responsável pela história dos dogmas que excede em muito o estudo da doutrina dos Padres. A patrística compreende aos anos desde o início do cristianismo, no I século, até o VIII século (ano 750 d.C.). Este período pode ser dividido claramente em três etapas, os quais percorreremos nesta caminhada: Primeira etapa, origem da literatura patrística e alvores da ciência teológica (até o ano 313); Segunda etapa, apogeu da literatura cristã (313-461); e Terceira etapa, decadência e fim da literatura patrística (461-750). Os Padres sistematizaram a fé por imposições…

É esse o conteúdo que você precisa?
Faça seu login e saiba como ver o trabalho completo

O Zé Moleza facilita sua vida acadêmica ajudando você em suas pesquisas, e a economizar o seu tempo e o seu dinheiro nos seus trabalhos de faculdade. São mais de 26144 pesquisa acadêmicas entre elas, monografia, temas de monografias, TCC, modelos de monografias, trabalhos de universidades, resenha, Paper, Ensaio, Bibliografia, Trabalhos Escolares.

Dicas de como fazer: Capa de Monografia, capa de TCC, Regras da ABNT, como fazer monografia, como fazer Projeto Final, como fazer seminário, como fazer capas, referências bibliográficas, modelo de monografia.

O Zé Moleza NÃO faz a venda de monografia e É TOTALMENTE CONTRA a compra de monografia pronta e trabalhos prontos. O Zé Moleza NÃO auxilia a quem compra monografia, NÃO apóia a quem quer comprar Trabalhos Prontos, e NÃO APROVA a quem quer comprar TCC prontos, dando dicas de formatação, regras da ABNT, dando sugestões de temas para monografia, resumo de livros, projeto de pesquisa, projeto de mestrado, projeto de pós-graduação, trabalhos acadêmicos, incentivando o usuário a desenvolver por conta própria sua monografia.