Habeas Corpus

Publicado em 22/04/2003

HABEAS CORPUS


PREVISÃO CONSTITUCIONAL E LEGAL


Ensina Plácido e Silva que o instituo do hábeas corpus tem sua origem remota no Direito Romano, pelo qual todo cidadão podia reclamar a exibição do homem livre detido ilegalmente por meio de uma ação privilegiada que se chamava interdictum de libero homine exhibendo. A maioria dos autores, porém, tem apontado sua origem no Capítulo XXIX da Magna Carta, que, por pressão dos barões, foi outorgada pelo Rei João sem Terra em 19 de junho de 1215 nos campos de Runnymed. Há outros que negam tal origem, afirmando que o instituo surgiu apenas em 1679, na Espanha, no reinado de Carlos II. O certo é que se difundiu por todas as nações da Europa, chegando aos Estados Unidos da América do Norte e passando a ser conhecido na maioria dos países civilizados.

No Brasil, embora implícito na Constituição Imperial de 1824, que proibia as prisões arbitrárias, o hábeas corpus surgiu expressamente no Código de Processo Criminal, de 29 de novembro de 1832, dizendo o artigo 340: "Todo cidadão que entender que ele ou outrem sofre uma prisão ou constrangimento em sua liberdade, tem o direito de pedir uma ordem de hábeas corpus em seu favor". O instituo era regulado nos artigos seguintes. Ainda durante o Império, várias leis, especialmente a de 03 de dezembro de 1841, o Regulamento n. 120, de 1842, e a Lei n. 2.033, de 20 de setembro de 1871, modificaram o tratamento do hábeas corpus. Depois , o instituo passou a constar de todas as constituições brasileiras, estando hoje previsto no artigo 5º, LXVIII, da Carta Magna de 1988 ("conceder-se-à hábeas corpus sempre que alguém…

É esse o conteúdo que você precisa?
Faça seu login e saiba como ver o trabalho completo

O Zé Moleza facilita sua vida acadêmica ajudando você em suas pesquisas, e a economizar o seu tempo e o seu dinheiro nos seus trabalhos de faculdade. São mais de 26144 pesquisa acadêmicas entre elas, monografia, temas de monografias, TCC, modelos de monografias, trabalhos de universidades, resenha, Paper, Ensaio, Bibliografia, Trabalhos Escolares.

Dicas de como fazer: Capa de Monografia, capa de TCC, Regras da ABNT, como fazer monografia, como fazer Projeto Final, como fazer seminário, como fazer capas, referências bibliográficas, modelo de monografia.

O Zé Moleza NÃO faz a venda de monografia e É TOTALMENTE CONTRA a compra de monografia pronta e trabalhos prontos. O Zé Moleza NÃO auxilia a quem compra monografia, NÃO apóia a quem quer comprar Trabalhos Prontos, e NÃO APROVA a quem quer comprar TCC prontos, dando dicas de formatação, regras da ABNT, dando sugestões de temas para monografia, resumo de livros, projeto de pesquisa, projeto de mestrado, projeto de pós-graduação, trabalhos acadêmicos, incentivando o usuário a desenvolver por conta própria sua monografia.