Glossadores, Comentadores e a Escola Humanista

Publicado em 22/04/2003

Os Glosadores (Acúrsio), Os Comentadores (Bartolo)
e a Escola Humanista (O Renascimento)

 

Introdução:

Durante a Baixa Idade Média, que vai do século XII ao século XVI houve o reaparecimento do código de Justiniano e conseqüentemente, através das análises dos textos, o Direito volta a ser objeto de estudo nas Universidades. Sendo assim, existiram métodos diferentes de estudo e ensino do Direito Romano, como o efetuado pelos Glosadores, Comentadores e pela Escola Humanista conforme veremos adiante.

Os Glosadores (séc. XII e XIII):

No século XI a Universidade de Bolonha, na Itália, começa a ter uma projeção grandiosa no Ocidente. Foi desta escola de início modesto como escola de "artes", que foi acolhida ao lado dos estudos de gramática e retórica a jurisprudência.

Desta Universidade vieram os Glosadores, recebem este nome por estudarem a legislação justinianéia escrevendo glosas marginais ou interlineares, e empregando para isso o latim vulgar e o método gramatical. Glosas nada mais eram do que uma nota explicativa do texto, anotações à margem do texto ou nas entrelinhas. Deu-se o nome de Summae às obras que continham a reunião dessas glosas. A principal característica das atividades dos glosadores era o respeito ao texto original de Justiniano, que era a base das suas…

É esse o conteúdo que você precisa?
Faça seu login e saiba como ver o trabalho completo

O Zé Moleza facilita sua vida acadêmica ajudando você em suas pesquisas, e a economizar o seu tempo e o seu dinheiro nos seus trabalhos de faculdade. São mais de 26144 pesquisa acadêmicas entre elas, monografia, temas de monografias, TCC, modelos de monografias, trabalhos de universidades, resenha, Paper, Ensaio, Bibliografia, Trabalhos Escolares.

Dicas de como fazer: Capa de Monografia, capa de TCC, Regras da ABNT, como fazer monografia, como fazer Projeto Final, como fazer seminário, como fazer capas, referências bibliográficas, modelo de monografia.

O Zé Moleza NÃO faz a venda de monografia e É TOTALMENTE CONTRA a compra de monografia pronta e trabalhos prontos. O Zé Moleza NÃO auxilia a quem compra monografia, NÃO apóia a quem quer comprar Trabalhos Prontos, e NÃO APROVA a quem quer comprar TCC prontos, dando dicas de formatação, regras da ABNT, dando sugestões de temas para monografia, resumo de livros, projeto de pesquisa, projeto de mestrado, projeto de pós-graduação, trabalhos acadêmicos, incentivando o usuário a desenvolver por conta própria sua monografia.