Globalização

Publicado em 31/05/2004

Na balança de poder do mundo, o Estado muitas vezes se enfraquece diante do sistema financeiro globalizado. Fruto de uma época ideologicamente confusa (a crença de um sistema único e infalível, o capitalismo, que emergiu após a queda do Muro de Berlim) a situação mostra-se instável para os Estados emergentes. O triunfo de 1989, ano em que o Muro de Berlim ruiu, parecia tão certo que chegou-se a prever o fim da história.

Em 1995 quando tudo se caminhava para a consolidação da onda liberal, o capitalismo começou a investir contra si próprio; vieram a crise do México, a quebra do Banco Barings e, agora o crash das bolsas. Sob os efeitos da globalização, um vírus inoculado na Bolsa de Hong Kong espalhou-se pelo mundo em outubro/97. No Brasil dobrou-se taxas de juros, recurso para tentar atrair os capitais especulativos que batiam em retirada – causando alta dos crediários. A crise começou em Hong Kong e invadiu o lar de cada brasileiro. Alguns países estão sob o risco porque não seguem à risca as regras do sistema liberal – encontram-se com a moeda supervalorizada, déficits em suas balanças e despesas públicas maiores do que as receitas. Evidente que o interesse que move a gangorra das bolsas não é o social, mas o da especulação.

4.5 Cultura globalizada

A globalização cultural é tomada como ideologia fundamental de um plano de instrução de formação que tomará conta do planeta, que resultará na configuração de um mundo integrado e organizado no modelo de um gigantesco Estado-Nação. Essa visão é polemica internacionalmente. Não se pode transformar o mundo…

É esse o conteúdo que você precisa?
Faça seu login e saiba como ver o trabalho completo

O Zé Moleza facilita sua vida acadêmica ajudando você em suas pesquisas, e a economizar o seu tempo e o seu dinheiro nos seus trabalhos de faculdade. São mais de 26144 pesquisa acadêmicas entre elas, monografia, temas de monografias, TCC, modelos de monografias, trabalhos de universidades, resenha, Paper, Ensaio, Bibliografia, Trabalhos Escolares.

Dicas de como fazer: Capa de Monografia, capa de TCC, Regras da ABNT, como fazer monografia, como fazer Projeto Final, como fazer seminário, como fazer capas, referências bibliográficas, modelo de monografia.

O Zé Moleza NÃO faz a venda de monografia e É TOTALMENTE CONTRA a compra de monografia pronta e trabalhos prontos. O Zé Moleza NÃO auxilia a quem compra monografia, NÃO apóia a quem quer comprar Trabalhos Prontos, e NÃO APROVA a quem quer comprar TCC prontos, dando dicas de formatação, regras da ABNT, dando sugestões de temas para monografia, resumo de livros, projeto de pesquisa, projeto de mestrado, projeto de pós-graduação, trabalhos acadêmicos, incentivando o usuário a desenvolver por conta própria sua monografia.