Garantismo penal na Suprema Corte dos Estados Unidos

Publicado em 27/08/2010

3.4 GIDEON V. WAINRIGHT

Ter a assistência de um advogado consta das garantias fundamentais que os fundadores da nação ianque elencaram ao réu na Carta de Direitos (6.ª Emenda).84 O comando normativo é que não se coaduna ao senso comum; na época em que redigido tinha-se em perspectiva o entendimento dominante no ordenamento inglês, segundo o qual a imprescindibilidade do direito a defesa técnica limitava-se aos delitos de menor potencial ofensivo (misdemeanors), não abarcando os casos relativos a crimes considerados mais graves, denominados felonias (felonies).85
Demais disso, até meados do século passado a garantia em comentário era interpretada restritivamente, de maneira que nada se previa para o acusado sem condições de pagar por um defensor. Vale dizer, caso o réu deixasse de exercer em seu favor a garantia da defesa técnica, não se cogitava da nomeação compulsória de um representante, mesmo em se tratando de um indigente, que, por óbvio, não se poderia fazer representar a suas expensas.
Não foi senão em 1932 que se erigiu o conceito de assistência defensiva ao status de requisito indispensável ao devido processo legal, mercê do suscitado em Powell v. Alabama [287 U.S. 45 (1932)]. Ozie Powell e outros adolescentes foram condenados na corte do Alabama pela prática de estupro contra duas garotas brancas. Contadas duas semanas do alegado delito já haviam sido levados a julgamento, e quando finalmente conseguiram advogados para representá-los o tribunal estadual lhes denegou a concessão do prazo necessário para defesa. Ao final, oito dos nove réus resultaram sentenciados à morte.
A Suprema Corte reverteu as condenações, sustentando que as complexidades de um julgamento criminal…

É esse o conteúdo que você precisa?
Faça seu login e saiba como ver o trabalho completo

O Zé Moleza facilita sua vida acadêmica ajudando você em suas pesquisas, e a economizar o seu tempo e o seu dinheiro nos seus trabalhos de faculdade. São mais de 26144 pesquisa acadêmicas entre elas, monografia, temas de monografias, TCC, modelos de monografias, trabalhos de universidades, resenha, Paper, Ensaio, Bibliografia, Trabalhos Escolares.

Dicas de como fazer: Capa de Monografia, capa de TCC, Regras da ABNT, como fazer monografia, como fazer Projeto Final, como fazer seminário, como fazer capas, referências bibliográficas, modelo de monografia.

O Zé Moleza NÃO faz a venda de monografia e É TOTALMENTE CONTRA a compra de monografia pronta e trabalhos prontos. O Zé Moleza NÃO auxilia a quem compra monografia, NÃO apóia a quem quer comprar Trabalhos Prontos, e NÃO APROVA a quem quer comprar TCC prontos, dando dicas de formatação, regras da ABNT, dando sugestões de temas para monografia, resumo de livros, projeto de pesquisa, projeto de mestrado, projeto de pós-graduação, trabalhos acadêmicos, incentivando o usuário a desenvolver por conta própria sua monografia.