Garantismo penal na Suprema Corte dos Estados Unidos

Publicado em 27/08/2010

3.3 MIRANDA V. ARIZONA

O privilégio contra a auto-incriminação forçada era um princípio já assentado na tradição inglesa quando transplantado para o ordenamento jurídico das ex-colônias. A Constituição Federal o acrescentaria nas suas disposições por meio da 5.ª Emenda, cujo teor informa que nenhuma pessoa [...] será compelida em qualquer causa criminal a servir de testemunha contra si mesma.
Ao longo do séc. XVII funcionou na Inglaterra a Câmara Estrelada (Star Chamber), responsável por conduzir inquéritos em todo o país destinados a perseguir e punir os dissidentes políticos e religiosos,70 não raro torturando quem se recusasse a prestar testemunho ou confessar a prática de um crime cuja autoria era incerta. Donde segue que o privilégio em apreço reflete não apenas a experiência com sistemas de persecução inquisitoriais, senão o atestado de que o uso da tortura para arrancar confissões conduz ao desvalor da prova, as quais se devem antes ao desejo do interrogado em cessar seus padecimentos do que em dizer a verdade.71
Desde sua inserção na Carta de Direitos, a cláusula proibitiva da auto-incriminação forçada foi considerada um privilégio, isto é, o imputado pode declarar contra seus interesses, desde que o faça consciente e livremente.72 E, como outros dispositivos do Bill of Rights, aplicava-se restritivamente às persecuções movidas pela União, até que, em Malloy v. Hogan [378 U.S. 1 (1964)], estendeu seu raio protetivo aos Estados como parte do processo de incorporação seletiva.73 Nas palavras do Relator William Brennan, A 14.ª Emenda assegura contra a intrusão estadual o mesmo privilégio…

É esse o conteúdo que você precisa?
Faça seu login e saiba como ver o trabalho completo

O Zé Moleza facilita sua vida acadêmica ajudando você em suas pesquisas, e a economizar o seu tempo e o seu dinheiro nos seus trabalhos de faculdade. São mais de 26144 pesquisa acadêmicas entre elas, monografia, temas de monografias, TCC, modelos de monografias, trabalhos de universidades, resenha, Paper, Ensaio, Bibliografia, Trabalhos Escolares.

Dicas de como fazer: Capa de Monografia, capa de TCC, Regras da ABNT, como fazer monografia, como fazer Projeto Final, como fazer seminário, como fazer capas, referências bibliográficas, modelo de monografia.

O Zé Moleza NÃO faz a venda de monografia e É TOTALMENTE CONTRA a compra de monografia pronta e trabalhos prontos. O Zé Moleza NÃO auxilia a quem compra monografia, NÃO apóia a quem quer comprar Trabalhos Prontos, e NÃO APROVA a quem quer comprar TCC prontos, dando dicas de formatação, regras da ABNT, dando sugestões de temas para monografia, resumo de livros, projeto de pesquisa, projeto de mestrado, projeto de pós-graduação, trabalhos acadêmicos, incentivando o usuário a desenvolver por conta própria sua monografia.