Garantismo penal na Suprema Corte dos Estados Unidos

Publicado em 27/08/2010

2.1.2 A multifuncionalidade dos direitos fundamentais

A ideia de um tribunal constitucional para salvaguarda dos direitos fundamentais é primazia norte-americana, modelo esse que muitos países europeus somente passaram a adotar após a Segunda Guerra Mundial. Deveras, o reconhecimento do princípio da legalidade, consagrado desde o início do século XIX por Feuerbach na fórmula latina nullum crimen, nulla poena sine lege, envolve um longo processo, com avanços e recuos, não passando, muitas vezes, de simples fachada formal de determinados Estados15, de que são exemplo as atrocidades perpetradas durante o regime nazista contra a dignidade humana e amparadas por leis válidas, quanto ao aspecto formal, sem o devido controle material no que diz com o conteúdo e observância dos direitos fundamentais.
Daí a necessidade de Constituições rígidas e jurisdicionalmente garantidas para a concretização dos direitos nelas insculpidos, competindo ao juiz ou ao tribunal constitucional contrastar a validade das leis de acordo com o conteúdo normativo daquelas. Assim é que nasce na Europa o Estado Constitucional de Direito, consentâneo com o Estado Democrático de Direito e o constitucionalismo contemporâneos, tributário do segundo pós-guerra, onde os poderes se estruturam à raiz de uma Constituição normativa que transmite impulsos e diretrizes substanciais à atuação de um legislador que não se concebe mais como plenipotenciário.16
À luz do paradigma constitucionalista é que os direitos fundamentais adquiriram nova concepção, deixando de serem vistos apenas como direitos de defesa contra abusos do poder estatal. Sem embargo, como assevera Dieter Grimm, não é nenhuma novidade o fato de…

É esse o conteúdo que você precisa?
Faça seu login e saiba como ver o trabalho completo

O Zé Moleza facilita sua vida acadêmica ajudando você em suas pesquisas, e a economizar o seu tempo e o seu dinheiro nos seus trabalhos de faculdade. São mais de 26144 pesquisa acadêmicas entre elas, monografia, temas de monografias, TCC, modelos de monografias, trabalhos de universidades, resenha, Paper, Ensaio, Bibliografia, Trabalhos Escolares.

Dicas de como fazer: Capa de Monografia, capa de TCC, Regras da ABNT, como fazer monografia, como fazer Projeto Final, como fazer seminário, como fazer capas, referências bibliográficas, modelo de monografia.

O Zé Moleza NÃO faz a venda de monografia e É TOTALMENTE CONTRA a compra de monografia pronta e trabalhos prontos. O Zé Moleza NÃO auxilia a quem compra monografia, NÃO apóia a quem quer comprar Trabalhos Prontos, e NÃO APROVA a quem quer comprar TCC prontos, dando dicas de formatação, regras da ABNT, dando sugestões de temas para monografia, resumo de livros, projeto de pesquisa, projeto de mestrado, projeto de pós-graduação, trabalhos acadêmicos, incentivando o usuário a desenvolver por conta própria sua monografia.