Garantismo penal na Suprema Corte dos Estados Unidos

Publicado em 27/08/2010

5 CONSIDERAÇÕES FINAIS

A toda evidência, não pretenderíamos esgotar um estudo de direito comparado nos estreitos limites desta monografia. Entretanto, ao traçar um paralelo entre dois sistemas penais distintos, verificamos que, até o ponto onde nos foi possível chegar, as similaridades entre as experiências jurídicas nos Estados Unidos e no Brasil são maiores do que em princípio se imagina.
Para enfrentamento do tema, afigurou-se imprescindível proceder a uma revisão epistemológica dos direitos fundamentais. Estes perderam o enfoque monolítico segundo o qual incumbia ao Estado tão-somente respeitá-los, passando, agora, a configurarem dupla perspectiva, albergando deveres de proteção, a demandar do agente estatal que intervenha no sentido de proteger os cidadãos contra quaisquer ameaças provenientes de terceiros a seus direitos individuais. Da mesma forma, o conceito de garantismo reclama novas e urgentes reflexões. Uma vez que os direitos fundamentais são um leque de garantias irrenunciáveis do ser humano e que toda Constituição há de incorporá-los com força normativa erga omnes, o modelo garantista, inafastável do Estado Constitucional de Direito, pressupõe outrossim o exercício da intervenção penal a funcionar como imperativo de tutela dos bens e valores considerados essenciais à dignidade da pessoa, a exemplo da vida e da segurança, que são vulneráveis a ataques oriundos de outros particulares e que necessitam de proteção estatal, através de um processo em que se garanta ao presumido agente agressor condições de defender-se e se possa condená-lo, com uma pena previamente descrita em lei, quando comprovada a…

É esse o conteúdo que você precisa?
Faça seu login e saiba como ver o trabalho completo

O Zé Moleza facilita sua vida acadêmica ajudando você em suas pesquisas, e a economizar o seu tempo e o seu dinheiro nos seus trabalhos de faculdade. São mais de 26144 pesquisa acadêmicas entre elas, monografia, temas de monografias, TCC, modelos de monografias, trabalhos de universidades, resenha, Paper, Ensaio, Bibliografia, Trabalhos Escolares.

Dicas de como fazer: Capa de Monografia, capa de TCC, Regras da ABNT, como fazer monografia, como fazer Projeto Final, como fazer seminário, como fazer capas, referências bibliográficas, modelo de monografia.

O Zé Moleza NÃO faz a venda de monografia e É TOTALMENTE CONTRA a compra de monografia pronta e trabalhos prontos. O Zé Moleza NÃO auxilia a quem compra monografia, NÃO apóia a quem quer comprar Trabalhos Prontos, e NÃO APROVA a quem quer comprar TCC prontos, dando dicas de formatação, regras da ABNT, dando sugestões de temas para monografia, resumo de livros, projeto de pesquisa, projeto de mestrado, projeto de pós-graduação, trabalhos acadêmicos, incentivando o usuário a desenvolver por conta própria sua monografia.