Fundo de Garantia do Tempo de Serviço: Natureza Jurídica e Prescrição

Publicado em 05/08/2006

Contudo, Martins(ob.cit., p.258) defende a prescrição quinquenal para a cobrança da contribuição do FGTS do empregador, pois tal contribuição estaria enquadrada no art. 14S da Constituição, tendo natureza tributária. Assim, o prazo prescricional seria de cinco anos previsto no artigo 174 do CTN.

6.3 PRAZO DE PRESCRIÇÃO PARA O EMPREGADO

A primeira corrente sustentava prazo de prescrição de 2 anos para a cobrança do FGTS pelo empregado, baseado no artigo 11 da CLT que dispunha que não havendo disposição em contrário, prescreve em dois anos os direito de pleitear a reparação de qualquer ato infringente de dispositivo nela contido.

A segunda corrente sustentava a natureza tributária do FGTS, vista no seguinte acórdão:

Os recolhimentos do FGTS são vinculados à sistemática e aos privilégios das contribuições devidas ao INPS, sujeitando-se, portanto, a prescrição quinquenal (TST, RR 3.915/74, 3a T., Ac. n° 48/75, j. 20-2-75, Rei. Min. C. A. Barata Silva, in LTr 39/661).

Para o TST, a prescrição era trintenária:

A prescrição que incide na hipótese do não-depósito do FGTS, por parte do empregador, é a trintenária, por força do que dispõe os arts. 20 da Lei n° 5.107 e 144 da Lei n° 3.807 (TST, ERR n° 724/73, Rei. Min. Orlando…

É esse o conteúdo que você precisa?
Faça seu login e saiba como ver o trabalho completo

O Zé Moleza facilita sua vida acadêmica ajudando você em suas pesquisas, e a economizar o seu tempo e o seu dinheiro nos seus trabalhos de faculdade. São mais de 26144 pesquisa acadêmicas entre elas, monografia, temas de monografias, TCC, modelos de monografias, trabalhos de universidades, resenha, Paper, Ensaio, Bibliografia, Trabalhos Escolares.

Dicas de como fazer: Capa de Monografia, capa de TCC, Regras da ABNT, como fazer monografia, como fazer Projeto Final, como fazer seminário, como fazer capas, referências bibliográficas, modelo de monografia.

O Zé Moleza NÃO faz a venda de monografia e É TOTALMENTE CONTRA a compra de monografia pronta e trabalhos prontos. O Zé Moleza NÃO auxilia a quem compra monografia, NÃO apóia a quem quer comprar Trabalhos Prontos, e NÃO APROVA a quem quer comprar TCC prontos, dando dicas de formatação, regras da ABNT, dando sugestões de temas para monografia, resumo de livros, projeto de pesquisa, projeto de mestrado, projeto de pós-graduação, trabalhos acadêmicos, incentivando o usuário a desenvolver por conta própria sua monografia.