Fundo de Garantia do Tempo de Serviço

Publicado em 04/07/2006

DIREITO DO TRABALHO

Diamantina

Maio de 2006


FUNDO DE GARANTIA DO TEMPO DE SERVIÇO – FGTS

A) Momento histórico de flexibilização.

A Constituição da República de 1967, introduziu o regime do FGTS, ao lado da estabilidade, esta última prevista na CLT, exatamente como imposição do chamado Direito do Trabalho de Emergência.

Embora a lei nº5.107 de 1966, que criou o Fundo de Garantia do Tempo de Serviço, o tenha instituído em caráter optativo, na verdade tratava-se de uma falsa opção, pois, o novo trabalhador, se não manifestasse a opção por esse novo regime, provavelmente não obteria o emprego. Os antigos trabalhadores ao optarem pelo FGTS renunciaram à estabilidade. Até então o sistema do FGTS estendia-se apenas aos empregos urbanos e era, pelo menos em tese, facultativo.

Em 05 de Outubro de 1988, data do início da vigência da Constituição da República, o ingresso no FGTS passou a ser automático, com isso o trabalhador não tinha mais a opção de escolha. Dessa forma, a antiga estabilidade na empresa, que se adquiria ao completar 10 anos de serviço junto ao mesmo empregador, foi extinta, tendo respeitado aqueles já com direito adquirido desde a promulgação da Constituição de 1988 na data retro (art. 14 da lei 8.036 de 1990). A partir de 1988 o trabalhador do meio rural passa a ter direito ao FGTS e com a lei 5.480/68, o trabalhador avulso passou ao regime do FGTS. A empregada doméstica por não ser obrigatória sua inserção no regime, apenas facultada a…

É esse o conteúdo que você precisa?
Faça seu login e saiba como ver o trabalho completo

O Zé Moleza facilita sua vida acadêmica ajudando você em suas pesquisas, e a economizar o seu tempo e o seu dinheiro nos seus trabalhos de faculdade. São mais de 26144 pesquisa acadêmicas entre elas, monografia, temas de monografias, TCC, modelos de monografias, trabalhos de universidades, resenha, Paper, Ensaio, Bibliografia, Trabalhos Escolares.

Dicas de como fazer: Capa de Monografia, capa de TCC, Regras da ABNT, como fazer monografia, como fazer Projeto Final, como fazer seminário, como fazer capas, referências bibliográficas, modelo de monografia.

O Zé Moleza NÃO faz a venda de monografia e É TOTALMENTE CONTRA a compra de monografia pronta e trabalhos prontos. O Zé Moleza NÃO auxilia a quem compra monografia, NÃO apóia a quem quer comprar Trabalhos Prontos, e NÃO APROVA a quem quer comprar TCC prontos, dando dicas de formatação, regras da ABNT, dando sugestões de temas para monografia, resumo de livros, projeto de pesquisa, projeto de mestrado, projeto de pós-graduação, trabalhos acadêmicos, incentivando o usuário a desenvolver por conta própria sua monografia.