Fraudes

Publicado em 22/04/2003

FRAUDE CONTRA CREDORES


De acordo com relato de vários historiadores, no passado era prática comum o devedor garantir seus débitos com o seu próprio corpo, junto à pessoa do seu credor. Era como se o credor fosse o senhor, o proprietário da própria vida do devedor, o que quase nivelava o endividado ao patamar dos escravos.

Informam ainda, uns e outros, que uma lei, famosa por ter sido inspirada em nobres sentimentos humanitários, a Lei Poetelia Papiria tornou-se um divisor de águas naquela prática esdrúxula da garantia de dívida com o próprio corpo. Isso porque a execução da garantia fora transferida do corpo para o patrimônio do insolvente. Daí ter afirmado Tito Lívio que aquela lei representava a aurora de uma nova liberdade.

A partir do momento em que o devedor, em contraposição de seus débitos, passou a responder com seus bens,consumou-se a possibilidade de instituir fraudes contra o próprio patrimônio.

Percebendo o legislador a existência de possibilidades para a realização de fraudes contra credores, já que o patrimônio poderia ser dilapidado pelo próprio devedor, no ensejo de frustrar as garantias reais de seus compromissos, deliberou tratar o assunto nos arts. 106 a 113 do CCB.

Definindo — com o faz no art. 106 — que os atos de transmissão gratuita de bens, ou remissões de dívidas, quando praticados pelo…

É esse o conteúdo que você precisa?
Faça seu login e saiba como ver o trabalho completo

O Zé Moleza facilita sua vida acadêmica ajudando você em suas pesquisas, e a economizar o seu tempo e o seu dinheiro nos seus trabalhos de faculdade. São mais de 26144 pesquisa acadêmicas entre elas, monografia, temas de monografias, TCC, modelos de monografias, trabalhos de universidades, resenha, Paper, Ensaio, Bibliografia, Trabalhos Escolares.

Dicas de como fazer: Capa de Monografia, capa de TCC, Regras da ABNT, como fazer monografia, como fazer Projeto Final, como fazer seminário, como fazer capas, referências bibliográficas, modelo de monografia.

O Zé Moleza NÃO faz a venda de monografia e É TOTALMENTE CONTRA a compra de monografia pronta e trabalhos prontos. O Zé Moleza NÃO auxilia a quem compra monografia, NÃO apóia a quem quer comprar Trabalhos Prontos, e NÃO APROVA a quem quer comprar TCC prontos, dando dicas de formatação, regras da ABNT, dando sugestões de temas para monografia, resumo de livros, projeto de pesquisa, projeto de mestrado, projeto de pós-graduação, trabalhos acadêmicos, incentivando o usuário a desenvolver por conta própria sua monografia.