Fraude no Pagamento por Meio de Cheque

Publicado em 22/04/2003

FRAUDE NO PAGAMENTO POR MEIO DE CHEQUE

Março de 2003


INTRODUÇÃO


O crime de estelionato previsto no artigo 171 do código penal define que ao invés dos fatos ou das violências à coisa ou a pessoa, o agente se utiliza da astúcia, da trapaça, do engano e da fraude para se obter vantagem ilícita. O estelionato conceitua-se em "obter, para si ou para outrem vantagem ilícita, em prejuízo alheio, induzindo ou mantendo alguém em erro mediante artifício, ardil, ou qualquer outro meio fraudulento" Pena – reclusão de um a cinco anos e multa.

A existência do crime se baseia no emprego pelo agente de qualquer um desses meios fraudulentos, induzindo alguém a erro obtendo para si uma vantagem indevida, com lesão patrimonial alheia.

Quatros são os requisitos para a caracterização do estelionato:

  • Emprego de fraude (artifício, ardil, ou qualquer outro meio fraudulento);
  • Provocação ou manutenção do erro;
  • Locupletação (vantagem) ilícita;
  • Lesão patrimonial de outrem.

A consumação no crime de estelionato se dá através da obtenção da vantagem ilícita e é admissível a tentativa por se tratar de um crime plurisubsistente.

Além do estelionato típico previsto no artigo 171 caput, registra a lei outras formas de fraude, formas especiais de estelionato (também chamados de subtipos) que estão elencadas no parágrafo § 2º deste dispositivo – Nas mesmas penas incorrem quem – porém, subordinam-se à principiologia da…

É esse o conteúdo que você precisa?
Faça seu login e saiba como ver o trabalho completo

O Zé Moleza facilita sua vida acadêmica ajudando você em suas pesquisas, e a economizar o seu tempo e o seu dinheiro nos seus trabalhos de faculdade. São mais de 26144 pesquisa acadêmicas entre elas, monografia, temas de monografias, TCC, modelos de monografias, trabalhos de universidades, resenha, Paper, Ensaio, Bibliografia, Trabalhos Escolares.

Dicas de como fazer: Capa de Monografia, capa de TCC, Regras da ABNT, como fazer monografia, como fazer Projeto Final, como fazer seminário, como fazer capas, referências bibliográficas, modelo de monografia.

O Zé Moleza NÃO faz a venda de monografia e É TOTALMENTE CONTRA a compra de monografia pronta e trabalhos prontos. O Zé Moleza NÃO auxilia a quem compra monografia, NÃO apóia a quem quer comprar Trabalhos Prontos, e NÃO APROVA a quem quer comprar TCC prontos, dando dicas de formatação, regras da ABNT, dando sugestões de temas para monografia, resumo de livros, projeto de pesquisa, projeto de mestrado, projeto de pós-graduação, trabalhos acadêmicos, incentivando o usuário a desenvolver por conta própria sua monografia.