Férias

Publicado em 26/11/2005

FÉRIAS


1. Introdução Histórica

A origem das férias ou repouso anual é um tanto quanto nebulosa, assim como afirma José Augusto Rodrigues Pinto " se nos apegarmos à sua nascente etimológica, em nosso idioma, iremos associá-lo, pelo menos, com Roma (...), sendo porém, induvidosa sua prática entre outros grupos sociais bem anteriores". Não necessariamente o seu nascimento teve cunho religioso. Mas é sabido que entre certos povos como os maometanos, p.ex., havia um mês todo para que ficassem em meditação e oração, no chamado Ramadã.

É também reconhecido que no séc. XV, a vida dos camponeses europeus era muito dura, marcada pelos impostos, pela vassalagem e o dízimo da Igreja. Como resposta a esse sofrimento eram festejados mais delongadamente os seus carnavais.

O repouso anual em sua origem não era remunerado, conseguindo tal patamar depois de constantes reivindicações sociais. Com o Tratado de Versalhes (1919) e a Convenção de Genebra (1921) deram inicio à sua nova roupagem, mais complexa (repouso + remuneração).

No Brasil, as férias começam a tomar força nos anos 20, reflexo de Versalhes e Genebra. Na CLT, no seu art.7º abrangiu-se para todos as férias, com exceção dos trabalhadores domésticos e rurais.

Juntamente com o avanço da industrialização no país, as barreiras que a seguravam foram caindo por terra. Em 1963, O Estatuto do Trabalhador de 1934 (Lei nº 4.214) estendeu o descanso anual aos empregados do campo, o que foi confirmado com sua inserção na disciplina geral da…

É esse o conteúdo que você precisa?
Faça seu login e saiba como ver o trabalho completo

O Zé Moleza facilita sua vida acadêmica ajudando você em suas pesquisas, e a economizar o seu tempo e o seu dinheiro nos seus trabalhos de faculdade. São mais de 26144 pesquisa acadêmicas entre elas, monografia, temas de monografias, TCC, modelos de monografias, trabalhos de universidades, resenha, Paper, Ensaio, Bibliografia, Trabalhos Escolares.

Dicas de como fazer: Capa de Monografia, capa de TCC, Regras da ABNT, como fazer monografia, como fazer Projeto Final, como fazer seminário, como fazer capas, referências bibliográficas, modelo de monografia.

O Zé Moleza NÃO faz a venda de monografia e É TOTALMENTE CONTRA a compra de monografia pronta e trabalhos prontos. O Zé Moleza NÃO auxilia a quem compra monografia, NÃO apóia a quem quer comprar Trabalhos Prontos, e NÃO APROVA a quem quer comprar TCC prontos, dando dicas de formatação, regras da ABNT, dando sugestões de temas para monografia, resumo de livros, projeto de pesquisa, projeto de mestrado, projeto de pós-graduação, trabalhos acadêmicos, incentivando o usuário a desenvolver por conta própria sua monografia.