Fases da Formação do Vínculo Contratual

Publicado em 01/11/2004

Na primeira hipótese, o negócio jurídico contratual for entre presentes os contratantes, a policitação poderá estipular ou não prazo para a aceitação. Se a proposta não contiver o prazo para aceitação ou a rejeição da proposta, menos que o contrário fique convencionado, dever ser imediata manifestada, senão a oferta deixará de ter força vinculante. Se a proposta estipulou prazo, a aceitação deverá ser pronunciada no termo concedido, sob pena de desvincular-se o policitante.

Na segunda hipótese, dispõe o Código Civil no inciso III do art. 428, "Se, feita a pessoa ausente, não tiver sido expedida a resposta dentro do prazo dado".

Inexisitindo prazo marcado, o mesmo diploma preconiza no inciso II do art. 428: "Se, feita sem prazo a pessoa ausente, tiver decorrido tempo suficiente para chegar a resposta ao conhecimento do proponente".

Estas regras são alteráveis por disposição dos estipulantes. É possível acontecer que o proponente, no momento em que externa a proposta, declare conceder um prazo para a aceitação ou rejeição; e ainda que, depois da proposta, consinta em outorgar um prazo para a deliberação.

Ao proponente autoriza-se determinar a forma da aceitação, indicando a via pela qual a resposta deverá ser-lhe expedida, como pelo correio, ou telefone, telégrafo, através de interposta pessoa e mesmo por meio judicial, forma esta freqüente nos direitos de preferência assegurados aos inquilinos e comunheiros, nas alterações de imóveis locados e indivisos em condomínios – respectivamente, art. 24 da Lei nº 8.245, de 1991, e…

É esse o conteúdo que você precisa?
Faça seu login e saiba como ver o trabalho completo

O Zé Moleza facilita sua vida acadêmica ajudando você em suas pesquisas, e a economizar o seu tempo e o seu dinheiro nos seus trabalhos de faculdade. São mais de 26144 pesquisa acadêmicas entre elas, monografia, temas de monografias, TCC, modelos de monografias, trabalhos de universidades, resenha, Paper, Ensaio, Bibliografia, Trabalhos Escolares.

Dicas de como fazer: Capa de Monografia, capa de TCC, Regras da ABNT, como fazer monografia, como fazer Projeto Final, como fazer seminário, como fazer capas, referências bibliográficas, modelo de monografia.

O Zé Moleza NÃO faz a venda de monografia e É TOTALMENTE CONTRA a compra de monografia pronta e trabalhos prontos. O Zé Moleza NÃO auxilia a quem compra monografia, NÃO apóia a quem quer comprar Trabalhos Prontos, e NÃO APROVA a quem quer comprar TCC prontos, dando dicas de formatação, regras da ABNT, dando sugestões de temas para monografia, resumo de livros, projeto de pesquisa, projeto de mestrado, projeto de pós-graduação, trabalhos acadêmicos, incentivando o usuário a desenvolver por conta própria sua monografia.