Falsidade Ideológica

Publicado em 11/11/2004

Falsidade Ideológica


1. Certidão ou atestado ideologicamente falso

Art. 301 - Atestar ou certificar falsamente, em razão de função pública, fato ou circunstância que habilite alguém a obter cargo público, isenção de ônus ou de serviço de caráter público, ou qualquer outra vantagem:

Pena - detenção, de dois meses a um ano.

Conceito e Objeto jurídico: "Fazer uso de certidão ou atestado ideologicamente falso".

Sujeito Ativo: qualquer pessoa salvo o falsário.

Sujeito Passivo: o Estado e a pessoa eventualmente prejudicada.

Elementos Objetivos do Tipo: "Usar documento falso significa empregá-lo em sua finalidade probatória especial, isto é, empregá-lo como prova do fato de importância jurídica a que diz respeito, como se fosse verdadeiro. O uso pode ser de qualquer natureza, seja judicial ou extrajudicial. Trata-se de conduta comissiva, inexistindo emprego mediante omissão. É necessário que seja documento falso, não constituindo delito o emprego de fotocópia ou cópia. Exige-se o uso efetivo". (Damásio).

Não configura o delito nas seguintes hipóteses:

  • A simples afirmação de possuir o documento;
  • O conhecimento do documento por caso fortuito ou força maior (Ex: terceira pessoa exibe…

É esse o conteúdo que você precisa?
Faça seu login e saiba como ver o trabalho completo

O Zé Moleza facilita sua vida acadêmica ajudando você em suas pesquisas, e a economizar o seu tempo e o seu dinheiro nos seus trabalhos de faculdade. São mais de 26144 pesquisa acadêmicas entre elas, monografia, temas de monografias, TCC, modelos de monografias, trabalhos de universidades, resenha, Paper, Ensaio, Bibliografia, Trabalhos Escolares.

Dicas de como fazer: Capa de Monografia, capa de TCC, Regras da ABNT, como fazer monografia, como fazer Projeto Final, como fazer seminário, como fazer capas, referências bibliográficas, modelo de monografia.

O Zé Moleza NÃO faz a venda de monografia e É TOTALMENTE CONTRA a compra de monografia pronta e trabalhos prontos. O Zé Moleza NÃO auxilia a quem compra monografia, NÃO apóia a quem quer comprar Trabalhos Prontos, e NÃO APROVA a quem quer comprar TCC prontos, dando dicas de formatação, regras da ABNT, dando sugestões de temas para monografia, resumo de livros, projeto de pesquisa, projeto de mestrado, projeto de pós-graduação, trabalhos acadêmicos, incentivando o usuário a desenvolver por conta própria sua monografia.