Falência e Concordata

Publicado em 22/04/2003

B) Contratual Legal à Contrato para os aderentes e legal para os demais.

C) Da obrigação legal à É a proposta da concordata que aceita pela maioria e homologada pelo Juiz que dá força à Concordata.

D) Processual à Nega a natureza contratual da concordata. Para ela a força da concordata emana da decisão judicial (sentença que homologa). Por aceitá-la é que nosso legislador no atual diploma, fez desaparecer a necessidade de prévia anuência da maioria dos credores, bastando o pedido do devedor e o seu deferimento pelo Juiz. Apenas, como pensa a maioria de nossos doutrinadores, a lei deveria obrigar o concordatário a oferecer garantias suplementares do seu cumprimento e não deixar, como o fez, que ele decida se oferece ou não.


MODALIDADES DA CONCORDATA

1 - Moratória ou dilatória: quando o devedor propõe apenas uma prorrogação de prazo para resgatar suas dívidas;

2 - Remissória: quando há proposta de uma remissão parcial dos débitos;

3 - Mista: quando o devedor conjuga as duas modalidades, ou seja, paga os débitos com abatimento e com prazo dilatado. No caso de haver coobrigados nos débitos, deverão estes pagar a diferença ao devedor até completar-se o total da dívida.


NÃO PODEM IMPETRAR CONCORDATA


  • O devedor que não tenha sua inscrição na Junta Comercial ou Cartório de Registro de títulos e documentos;
  • O devedor que deixar de requerer legalmente a sua falência;
  • O devedor condenado por crime falimentar, furto, roubo, apropriação indébita, estelionato, etc;
  • O…

É esse o conteúdo que você precisa?
Faça seu login e saiba como ver o trabalho completo

O Zé Moleza facilita sua vida acadêmica ajudando você em suas pesquisas, e a economizar o seu tempo e o seu dinheiro nos seus trabalhos de faculdade. São mais de 26144 pesquisa acadêmicas entre elas, monografia, temas de monografias, TCC, modelos de monografias, trabalhos de universidades, resenha, Paper, Ensaio, Bibliografia, Trabalhos Escolares.

Dicas de como fazer: Capa de Monografia, capa de TCC, Regras da ABNT, como fazer monografia, como fazer Projeto Final, como fazer seminário, como fazer capas, referências bibliográficas, modelo de monografia.

O Zé Moleza NÃO faz a venda de monografia e É TOTALMENTE CONTRA a compra de monografia pronta e trabalhos prontos. O Zé Moleza NÃO auxilia a quem compra monografia, NÃO apóia a quem quer comprar Trabalhos Prontos, e NÃO APROVA a quem quer comprar TCC prontos, dando dicas de formatação, regras da ABNT, dando sugestões de temas para monografia, resumo de livros, projeto de pesquisa, projeto de mestrado, projeto de pós-graduação, trabalhos acadêmicos, incentivando o usuário a desenvolver por conta própria sua monografia.