Evolução Histórica dos Direitos da personalidade

Publicado em 22/04/2003

Na principal cidade do Império Romano , a democracia era semelhante à grega, embora, às vezes, um estrangeiro pudesse receber o título de cidadão. A democracia não durou muito em Roma e, mesmo no período republicano, o poder permaneceu freqüentemente nas mãos da aristocracia. Durante o império, Roma degenerou para o despotismo. Ao longo da Idade Média , algumas cidades italianas, alemãs e holandesas aplicaram certos princípios democráticos, em especial o autogoverno do povo na gestão municipal.

  Primeiramente, deve-se esclarecer que em Roma não havia um termo específico para designar a personalidade jurídica, a capacidade jurídica e a capacidade de fato. Os autores, em geral, usam indistintamente os três termos.

O início da personalidade jurídica em Roma se dava pela conjugação de vários fatores: nascimento com vida, forma humana e a presença de viabilidade fetal, isto é, perfeição orgânica para continuar a viver. Em alguns casos, no entanto, se antecipava o começo da existência para a data da concepção; assim, por exemplo, o filho resultante de justas núpcias recebia o estado do pai no momento da concepção. Além destas causas naturais, a pessoa devia reunir os três status (também chamados caput).

Os romanistas afirmam que a plena personalidade jurídica em Roma advinha da reunião dos três status: a) status libertatis; b) status familiae e c) status civitatis. Cada status indica a posição da pessoa em relação ao Estado (como homens livres e cidadãos romanos)…

É esse o conteúdo que você precisa?
Faça seu login e saiba como ver o trabalho completo

O Zé Moleza facilita sua vida acadêmica ajudando você em suas pesquisas, e a economizar o seu tempo e o seu dinheiro nos seus trabalhos de faculdade. São mais de 26144 pesquisa acadêmicas entre elas, monografia, temas de monografias, TCC, modelos de monografias, trabalhos de universidades, resenha, Paper, Ensaio, Bibliografia, Trabalhos Escolares.

Dicas de como fazer: Capa de Monografia, capa de TCC, Regras da ABNT, como fazer monografia, como fazer Projeto Final, como fazer seminário, como fazer capas, referências bibliográficas, modelo de monografia.

O Zé Moleza NÃO faz a venda de monografia e É TOTALMENTE CONTRA a compra de monografia pronta e trabalhos prontos. O Zé Moleza NÃO auxilia a quem compra monografia, NÃO apóia a quem quer comprar Trabalhos Prontos, e NÃO APROVA a quem quer comprar TCC prontos, dando dicas de formatação, regras da ABNT, dando sugestões de temas para monografia, resumo de livros, projeto de pesquisa, projeto de mestrado, projeto de pós-graduação, trabalhos acadêmicos, incentivando o usuário a desenvolver por conta própria sua monografia.