Evolução Histórica da Responsabilidade Civil do Estado

Publicado em 22/04/2003

Evolução Histórica da Responsabilidade Civil do Estado


I) Evolução Histórica da Responsabilidade do Estado


Passa-se a examinar, embora de maneira sucinta, a trajetória da responsabilidade estatal e sua inclinação em proteger cada vez mais a esfera particular.

1 . Irresponsabilidade do Estado

Cumpre esclarecer que, num primeiro momento histórico, o Estado era considerado irresponsável por seus atos.

Laferrière ilustra bem esse momento com sua conhecida frase: "O próprio da soberania é impor-se a todos sem compensação". Igualmente nesse sentido são as assertivas do direito francês e inglês: "Le roi ne peut mal faire" e "The King can do no wrong".

Com efeito, entendia-se que eventuais erros causados pela Administração Pública, constituiriam um risco que todos deveriam correr. O erro do Estado era um erro de todos.

De acordo com o ensinamento da Prof. Maria Emília Mendes Alcântara, a irresponsabilidade do Estado se fundava, inicialmente, ´na concepção político-religiosa da soberania de origem divina`. Consequentemente, o soberano apenas prestava contas à divindade e não podia causar dano indenizável. Num momento posterior, a soberania divina transmuda-se em soberania popular que, embora garantir os direitos de liberdade e propriedade, não podia ter interesses contrários ao do povo, e, pois, não podia o Estado ser responsabilizado por eventuais danos causados à sociedade.

Contudo, como bem salienta o eminente administrativista Celso Antônio Bandeira de Mello, tal irresponsabilidade não representava completa "desproteção dos…

É esse o conteúdo que você precisa?
Faça seu login e saiba como ver o trabalho completo

O Zé Moleza facilita sua vida acadêmica ajudando você em suas pesquisas, e a economizar o seu tempo e o seu dinheiro nos seus trabalhos de faculdade. São mais de 26144 pesquisa acadêmicas entre elas, monografia, temas de monografias, TCC, modelos de monografias, trabalhos de universidades, resenha, Paper, Ensaio, Bibliografia, Trabalhos Escolares.

Dicas de como fazer: Capa de Monografia, capa de TCC, Regras da ABNT, como fazer monografia, como fazer Projeto Final, como fazer seminário, como fazer capas, referências bibliográficas, modelo de monografia.

O Zé Moleza NÃO faz a venda de monografia e É TOTALMENTE CONTRA a compra de monografia pronta e trabalhos prontos. O Zé Moleza NÃO auxilia a quem compra monografia, NÃO apóia a quem quer comprar Trabalhos Prontos, e NÃO APROVA a quem quer comprar TCC prontos, dando dicas de formatação, regras da ABNT, dando sugestões de temas para monografia, resumo de livros, projeto de pesquisa, projeto de mestrado, projeto de pós-graduação, trabalhos acadêmicos, incentivando o usuário a desenvolver por conta própria sua monografia.