Evolução do Processo Civil

Publicado em 22/04/2003

Decretos de caráter executivo que regulamentavam as leis ou dispunham sobre a administração estatal, cujo preâmbulo inicia-se por "Hei por bem decretar o seguinte" (em geral, colocando antes o motivo da adoção da medida normativa).

Os Decretos do Poder Legislativo, por sua vez, se distinguiam das Leis pelo seu caráter particular. No primeiro, as norma eram de aplicação limitada no tempo e para pessoas determinadas, enquanto que no segundo, eram de caráter geral.

Na Constituição de 1824 deve-se notar o Capítulo que trata do Processo Legislativo, em que, para cada passo, a Constituição estabelece a fórmula de tratamento a ser usada (talvez o exemplo mais interesse seja o do artigo 64, que dispunha: "Recusando o Imperador prestar o seu consentimento, responderá nos termos seguintes – O Imperador quer meditar sobre o Projeto de Lei, para a seu tempo se resolver – ao que a Câmara responderá, que – Louva a Sua Majesta Imperial o interesse, que toma pela Nação").

Durante o período inicial do Império, os decretos não tinham numeração seqüencial, sendo diferenciados pela data e matéria (e, quanto à natureza, pelo preâmbulo). Somente a partir de 1837 é que os decretos começam a ser numerados, em duas séries distintas:

Série de Leis e Decretos do Poder Legislativo – tem início com o Decreto n.º 1, de 26 de maio de 1837 e termina com a Lei n.º 3.409, de 22 de junho de 1889; não havendo uma seqüência numérica para as Leis e outra para os Decretos do Poder Executivo, alternando-se, dentro dessa mesma série numérica, as leis e os decretos,…

É esse o conteúdo que você precisa?
Faça seu login e saiba como ver o trabalho completo

O Zé Moleza facilita sua vida acadêmica ajudando você em suas pesquisas, e a economizar o seu tempo e o seu dinheiro nos seus trabalhos de faculdade. São mais de 26144 pesquisa acadêmicas entre elas, monografia, temas de monografias, TCC, modelos de monografias, trabalhos de universidades, resenha, Paper, Ensaio, Bibliografia, Trabalhos Escolares.

Dicas de como fazer: Capa de Monografia, capa de TCC, Regras da ABNT, como fazer monografia, como fazer Projeto Final, como fazer seminário, como fazer capas, referências bibliográficas, modelo de monografia.

O Zé Moleza NÃO faz a venda de monografia e É TOTALMENTE CONTRA a compra de monografia pronta e trabalhos prontos. O Zé Moleza NÃO auxilia a quem compra monografia, NÃO apóia a quem quer comprar Trabalhos Prontos, e NÃO APROVA a quem quer comprar TCC prontos, dando dicas de formatação, regras da ABNT, dando sugestões de temas para monografia, resumo de livros, projeto de pesquisa, projeto de mestrado, projeto de pós-graduação, trabalhos acadêmicos, incentivando o usuário a desenvolver por conta própria sua monografia.