Eutanásia

Publicado em 18/03/2006

Augusto César Ramos cita em sua obra a Declaração sobre a Eutanásia feita em 05 de maio de 1980 pela igreja católica, esta admite, sopesando as variáveis risco, sofrimento e custo associado ao tratamento, que medidas extraordinárias de terapia sejam dispensáveis quando aplicadas a pacientes cuja morte é iminente. (RAMOS, Augusto César, 2003).

A par disso, considera-se entre os princípios bioéticos da beneficência, da autonomia e da justiça, o respeito à vontade livre e informada do paciente terminal como corolário da relação de confiança entre médico e paciente, propiciando a este refutar tratamento fúteis, baseados na utilização de recursos extraordinários que visam a prolongar a vida em detrimento de sua qualidade.

Os profissionais de saúde, a considerar a parafernália tecnológica à disposição da medicina, diuturnamente se defronta com o limite que separa a manutenção da vida humana do prolongamento subumano da agonia, que remete a uma necessária distinção entre santidade e qualidade de vida humana.

No cruel e desacertado prolongamento da agonia dos pacientes terminais, internados e submetidos a procedimentos dolorosos e fúteis, para que sobrevivam à custa de seu isolamento e sofrimentos desnecessários (obstinação terapêutica).

2.2 EUTANÁSIA E RESPONSABILIDADE MÉDICA

Por responsabilidade médica entende-se a obrigação inerente a cada um dos profissionais, que seu ofício, obrar com imprudência, imperícia, negligencia ou dolo, causar prejuízos a outrens.

Imprudente é o…

É esse o conteúdo que você precisa?
Faça seu login e saiba como ver o trabalho completo

O Zé Moleza facilita sua vida acadêmica ajudando você em suas pesquisas, e a economizar o seu tempo e o seu dinheiro nos seus trabalhos de faculdade. São mais de 26144 pesquisa acadêmicas entre elas, monografia, temas de monografias, TCC, modelos de monografias, trabalhos de universidades, resenha, Paper, Ensaio, Bibliografia, Trabalhos Escolares.

Dicas de como fazer: Capa de Monografia, capa de TCC, Regras da ABNT, como fazer monografia, como fazer Projeto Final, como fazer seminário, como fazer capas, referências bibliográficas, modelo de monografia.

O Zé Moleza NÃO faz a venda de monografia e É TOTALMENTE CONTRA a compra de monografia pronta e trabalhos prontos. O Zé Moleza NÃO auxilia a quem compra monografia, NÃO apóia a quem quer comprar Trabalhos Prontos, e NÃO APROVA a quem quer comprar TCC prontos, dando dicas de formatação, regras da ABNT, dando sugestões de temas para monografia, resumo de livros, projeto de pesquisa, projeto de mestrado, projeto de pós-graduação, trabalhos acadêmicos, incentivando o usuário a desenvolver por conta própria sua monografia.