Eutanásia

Publicado em 19/01/2005

Nos dias atuais, cita-se o caso do cirurgião cardíaco sul-africano pioneiro dos transplantes cardíacos, Dr. Christian Barnard, que confessou ter praticado a eutanásia em sua própria mãe de 94 anos que sofria dores terríveis causadas pelo câncer. A polêmica culminou, nos tempos modernos, com a proposta apresentada por um leigo, S. D. Williams, em 1870, de que os anestésicos deveriam ser usados intencionalmente para terminar a vida de determinados pacientes. Isto desencadeou, entre 1870 e 1936, um intenso debate sobre ética e eutanásia (ou suicídio medicamente assistido), principalmente nos EUA e no Reino Unido. Na Europa e nos EUA, cerca de 12% da população situam-se, atualmente, na faixa de mais de 65 anos, sendo freqüentemente portadores de doenças tais como as cardiopatias graves, os diversos tipos de câncer, o mal de Alzheimer na sua forma mais comum da demência senil; a doença de Parkinson e as tromboses cerebrais com seqüelas graves. E essas doenças, contribuem para 35% dos casos de suicídio. Algumas personalidades mundiais e três ganhadores do Prêmio Nobel, o americano Linus Pauling, o inglês George Thompson, e o francês Jacques Monod, assinaram, em 1974, uma declaração em favor da eutanásia humanitária (beneficent euthanasia), considerada uma verdadeira forma de alívio para os doentes terminais .

6.1. O Caso da Alemanha Nazi

Teoria em que as vidas humanas sem valor vital deveriam ser eliminadas.

Durante o regime nazi, a eutanásia iniciou-se quando um criança cega e sem braços foi internada em finais de 1938 na clínica pediátrica da Universidade de Leipzig.

A avó dessa criança solicitou a Hitler que lhe garantisse a morte por compaixão…

É esse o conteúdo que você precisa?
Faça seu login e saiba como ver o trabalho completo

O Zé Moleza facilita sua vida acadêmica ajudando você em suas pesquisas, e a economizar o seu tempo e o seu dinheiro nos seus trabalhos de faculdade. São mais de 26144 pesquisa acadêmicas entre elas, monografia, temas de monografias, TCC, modelos de monografias, trabalhos de universidades, resenha, Paper, Ensaio, Bibliografia, Trabalhos Escolares.

Dicas de como fazer: Capa de Monografia, capa de TCC, Regras da ABNT, como fazer monografia, como fazer Projeto Final, como fazer seminário, como fazer capas, referências bibliográficas, modelo de monografia.

O Zé Moleza NÃO faz a venda de monografia e É TOTALMENTE CONTRA a compra de monografia pronta e trabalhos prontos. O Zé Moleza NÃO auxilia a quem compra monografia, NÃO apóia a quem quer comprar Trabalhos Prontos, e NÃO APROVA a quem quer comprar TCC prontos, dando dicas de formatação, regras da ABNT, dando sugestões de temas para monografia, resumo de livros, projeto de pesquisa, projeto de mestrado, projeto de pós-graduação, trabalhos acadêmicos, incentivando o usuário a desenvolver por conta própria sua monografia.