Estatuto dos Congressistas

Publicado em 22/04/2003

4.2.2.1 Momento da prática do crime: Só haverá a incidência da imunidade formal no processo, quando a infração, independentemente de sua natureza, for realizada pelo parlamentar já diplomado.

4.2.2.2 Termos para sustação do processo criminal: Somente após o recebimento da denúncia ou queixa-crime pelo STF (ação penal em andamento) é que se poderá iniciar o procedimento de sustação do processo criminal, pela respectiva Casa Legislativa.

4.2.2.3 Provocação de partido político com representação da própria Casa Legislativa: É necessário que haja provocação de partido político com representação da Casa respectiva. Não podendo, portanto, segundo a EC nº 35/01, a Casa Parlamentar agir de ofício ou mesmo por provocação de qualquer de seus membros.

4.2.2.4 Prazo para análise do pedido de sustação: "§ 4º O pedido de sustação será apreciado pela Casa respectiva no prazo improrrogável de quarenta e cinco dias do seu recebimento pela Mesa Diretora." Emenda Constitucional nº 35/01.

4.2.2.5 Quórum qualificado para a sustação do processo: Maioria absoluta dos votos, ostensivos e nominais.

É mister observar que a imunidade formal tem extensão temporal, com eficácia temporal limitada, ou seja, os congressistas dispõem de imunidade apenas enquanto durar o mandato.

Observa-se que a decisão legislativa que concede ou não a licença para a sustação ou não da ação penal deverá ser do Plenário da Casa, não estando sujeita a regras, e não incidindo sobre ela, critérios jurídico-normativos,…

É esse o conteúdo que você precisa?
Faça seu login e saiba como ver o trabalho completo

O Zé Moleza facilita sua vida acadêmica ajudando você em suas pesquisas, e a economizar o seu tempo e o seu dinheiro nos seus trabalhos de faculdade. São mais de 26144 pesquisa acadêmicas entre elas, monografia, temas de monografias, TCC, modelos de monografias, trabalhos de universidades, resenha, Paper, Ensaio, Bibliografia, Trabalhos Escolares.

Dicas de como fazer: Capa de Monografia, capa de TCC, Regras da ABNT, como fazer monografia, como fazer Projeto Final, como fazer seminário, como fazer capas, referências bibliográficas, modelo de monografia.

O Zé Moleza NÃO faz a venda de monografia e É TOTALMENTE CONTRA a compra de monografia pronta e trabalhos prontos. O Zé Moleza NÃO auxilia a quem compra monografia, NÃO apóia a quem quer comprar Trabalhos Prontos, e NÃO APROVA a quem quer comprar TCC prontos, dando dicas de formatação, regras da ABNT, dando sugestões de temas para monografia, resumo de livros, projeto de pesquisa, projeto de mestrado, projeto de pós-graduação, trabalhos acadêmicos, incentivando o usuário a desenvolver por conta própria sua monografia.