ESTADO PUERPERAL COMO EXCLUDENTE DE CRIMINALIDADE: Nos casos espeificos de comprovados surtos psicológicos.

Publicado em 09/08/2010

CAPITULO 2 – DA IMPUTABILIDADE E INIMPUTABILIDADE
2.1 CONCEITO

O professor e autor José Américo Seixas Silva afirma que a imputabilidade é um conceito jurídico com base no comportamento humano, saúde mental e normalidade psíquica. È representado pela condição do ser humano que tem capacidade de realizar certo ato com pleno discernimento. (Cf., SILVA, 2007, http://www.pesquisedireito.com/medicinalegal.htm).
O agente que se encontrava capaz no momento do crime, que tinha plena noção da diferença do que seria ato ilícito e ato licito e que pôde expressar sua vontade claramente de acordo com sua consciência, é enquadrado como agente imputável, já que, pela normalidade de sua saúde mental, pode ser acusado e penalizado pelo crime cometido.
A imputabilidade é o conjunto de atributos inerentes à pessoa sadia, dotada de capacidade intelecto-volitiva. Maturidade e sanidade mental são os dois principais elementos integrantes de imputabilidade. (Cf., CORRÊA DA SILVA, 2004, P.06).
José Lopes Zarzuela, em sua obra “Semi-Imputabilidade: Aspectos Penais e Criminológicos”, defende a imputabilidade como a capacidade de querer e de entender, expressando-se a respeito do assunto da seguinte forma:
Entendemos que a imputabilidade se baseia na liberdade interna do homem, e precisamente a essa liberdade, a esse poder de auto determinação, é que o direito penal recorre, impondo ou proibindo condutas sob a ameaça de uma sanção. O princípio eterno de justiça, um dos valores que orienta o Direito Penal, impõe que se volte os olhos para o poder de eleição ou escolha dos motivos, de ajuizar e decidir, para depois, se fazer a censura ou reprovação do agente.…

É esse o conteúdo que você precisa?
Faça seu login e saiba como ver o trabalho completo

O Zé Moleza facilita sua vida acadêmica ajudando você em suas pesquisas, e a economizar o seu tempo e o seu dinheiro nos seus trabalhos de faculdade. São mais de 26144 pesquisa acadêmicas entre elas, monografia, temas de monografias, TCC, modelos de monografias, trabalhos de universidades, resenha, Paper, Ensaio, Bibliografia, Trabalhos Escolares.

Dicas de como fazer: Capa de Monografia, capa de TCC, Regras da ABNT, como fazer monografia, como fazer Projeto Final, como fazer seminário, como fazer capas, referências bibliográficas, modelo de monografia.

O Zé Moleza NÃO faz a venda de monografia e É TOTALMENTE CONTRA a compra de monografia pronta e trabalhos prontos. O Zé Moleza NÃO auxilia a quem compra monografia, NÃO apóia a quem quer comprar Trabalhos Prontos, e NÃO APROVA a quem quer comprar TCC prontos, dando dicas de formatação, regras da ABNT, dando sugestões de temas para monografia, resumo de livros, projeto de pesquisa, projeto de mestrado, projeto de pós-graduação, trabalhos acadêmicos, incentivando o usuário a desenvolver por conta própria sua monografia.