Escravidão

Publicado em 22/04/2003

A existência desse rendoso tráfico foi, sem dúvida, a razão para o uso em larga escala do escravo africano nas lavouras brasileiras, cuja própria existência foi determinada pelo mercantilismo luso, tendo portanto que se subordinar aos mecanismos deste

Os negros africanos, introduzidos no Brasil para trabalhar na lavoura e na criação, não se adaptaram a esta ultima função, sendo substituídos pelos indígenas, mais adaptáveis ao tipo de vida do pastoreio. E embora fossem utilizados também nos serviços domésticos e na mineração onde tiveram papel importante, eles foram os principais, e em alguns casos os únicos trabalhadores das lavouras de açúcar, café e algodão.

V . 2) O Negro como mercadoria

A compra do negro era, a principio, realizada de forma muito simples. Empregava-se o sistema de troca, usando-se todo tipo de miçamgas, vidrilhos, guizos, panos, armas e utensílios de ferro, necessários à lavoura africana, que eram entregues aos sobas por uma certa quantidade de escravos. Mais tarde, o ferro e a aguardente passaram a ser importantíssimos neste comercio.

A medida, entretanto, que o trafico se intensificou, as exigências dos vendedores foram aumentando e os compradores quase que tiveram de lançar mão de mercadorias européias.

Os negros eram transportados em navios negreiros,…

É esse o conteúdo que você precisa?
Faça seu login e saiba como ver o trabalho completo

O Zé Moleza facilita sua vida acadêmica ajudando você em suas pesquisas, e a economizar o seu tempo e o seu dinheiro nos seus trabalhos de faculdade. São mais de 26144 pesquisa acadêmicas entre elas, monografia, temas de monografias, TCC, modelos de monografias, trabalhos de universidades, resenha, Paper, Ensaio, Bibliografia, Trabalhos Escolares.

Dicas de como fazer: Capa de Monografia, capa de TCC, Regras da ABNT, como fazer monografia, como fazer Projeto Final, como fazer seminário, como fazer capas, referências bibliográficas, modelo de monografia.

O Zé Moleza NÃO faz a venda de monografia e É TOTALMENTE CONTRA a compra de monografia pronta e trabalhos prontos. O Zé Moleza NÃO auxilia a quem compra monografia, NÃO apóia a quem quer comprar Trabalhos Prontos, e NÃO APROVA a quem quer comprar TCC prontos, dando dicas de formatação, regras da ABNT, dando sugestões de temas para monografia, resumo de livros, projeto de pesquisa, projeto de mestrado, projeto de pós-graduação, trabalhos acadêmicos, incentivando o usuário a desenvolver por conta própria sua monografia.