Enfiteuse (Afortamento) no Código Civil

Publicado em 29/11/2005

Pela enfiteuse, transfere-se ao enfiteuta o "jus utendi", "fruendi", e até o "disponendi", pois esse pode alienar seus direitos sem que haja anuência do senhorio, podendo ainda reinvidicar a coisa de quem quer que seja, embora não haja dualidade, pois segundo o art. 527, do Código Civil, é impossível a coexistência de dois direitos de propriedade sobre a mesma coisa.

O novo Código Civil em seu no art. 2.038, que proíbe a constituição de enfiteuses e subenfiteuses, entende-se não haver mais sentido ou, pelo menos, requererá reexame no acima apresentado projeto de lei.

3.4.4. A alienação fiduciária e a Enfiteuse

A Lei n. 9.514/97, que instituiu a garantia fiduciária imobiliária, deixou de considerar a sua constituição em bens públicos, especialmente nos terrenos de marinha e seus acrescidos, nos exatos termos do Decreto-lei nº. 9.760, de 05 de setembro de 1946 e suas modificações posteriores.

A partir desta norma, ficou impedido a utilização desta nova garantia real nestes imóveis, diminuindo sensivelmente a sua aplicação no dia-a-dia. Salienta-se que a finalidade da propriedade fiduciária imobiliária está estritamente vinculada a operações imobiliárias de valores consideráveis e que os imóveis em terreno de marinha se enquadram perfeitamente nesta modalidade. Sendo assim, de pensar-se como necessária uma modificação na Lei nº. 9.514/97, de modo a permitir a contratação da alienação fiduciária em garantia de coisa imóvel como acessório das transações imobiliárias sobre estes…

É esse o conteúdo que você precisa?
Faça seu login e saiba como ver o trabalho completo

O Zé Moleza facilita sua vida acadêmica ajudando você em suas pesquisas, e a economizar o seu tempo e o seu dinheiro nos seus trabalhos de faculdade. São mais de 26144 pesquisa acadêmicas entre elas, monografia, temas de monografias, TCC, modelos de monografias, trabalhos de universidades, resenha, Paper, Ensaio, Bibliografia, Trabalhos Escolares.

Dicas de como fazer: Capa de Monografia, capa de TCC, Regras da ABNT, como fazer monografia, como fazer Projeto Final, como fazer seminário, como fazer capas, referências bibliográficas, modelo de monografia.

O Zé Moleza NÃO faz a venda de monografia e É TOTALMENTE CONTRA a compra de monografia pronta e trabalhos prontos. O Zé Moleza NÃO auxilia a quem compra monografia, NÃO apóia a quem quer comprar Trabalhos Prontos, e NÃO APROVA a quem quer comprar TCC prontos, dando dicas de formatação, regras da ABNT, dando sugestões de temas para monografia, resumo de livros, projeto de pesquisa, projeto de mestrado, projeto de pós-graduação, trabalhos acadêmicos, incentivando o usuário a desenvolver por conta própria sua monografia.