Embargos de Terceiros

Publicado em 23/07/2003

O art. 3º, da Lei 4.121/62, preceitua que: ‘Pelos títulos de dívida de qualquer natureza, firmados por um só dos cônjuges, ainda que casados pelo regime de comunhão universal, somente responderão os bens particulares do signatário e os comuns até o limite de sua meação’. Entre outras responsabilidades patrimoniais dos cônjuges encontram-se a do art. 246, 263, VI e art. 299, todos do Código Civil.Mesmo com tantas restrições, o cônjuge fica sujeito à execução, respondendo com seus bens próprios, reservados ou de sua meação, no caso de estar vinculado à demanda executória em razão de sua responsabilidade secundária, não tendo, assim, legitimidade para propor embargos de terceiro; a menos que consiga provar que a sua sujeição a essa responsabilidade não persiste.

Assim, a incorrência do art. 592, IV do CPC impede a do art. 1.046, § 3º do mesmo codex, que prevê hipótese contrária.

Já no caso do art. 1.046, § 3º, do CPC, salienta Donaldo Armelin que "sob o aspecto processual, podem ocorrer duas situações básicas: a) o cônjuge não é parte, e, obviamente, b) o cônjuge é parte e, nesse caso, cumpre indagar se pode ser equiparado a terceiro para fins do § 2º do mesmo artigo". Não sendo o cônjuge parte, ainda que devesse sê-lo, como sucede nos casos de litisconsórcio necessário (art. 10, § único, c/c art. 47 do CPC, v.g.) ele sempre poderá propor os embargos de terceiro sem qualquer restrição quanto…

É esse o conteúdo que você precisa?
Faça seu login e saiba como ver o trabalho completo

O Zé Moleza facilita sua vida acadêmica ajudando você em suas pesquisas, e a economizar o seu tempo e o seu dinheiro nos seus trabalhos de faculdade. São mais de 26144 pesquisa acadêmicas entre elas, monografia, temas de monografias, TCC, modelos de monografias, trabalhos de universidades, resenha, Paper, Ensaio, Bibliografia, Trabalhos Escolares.

Dicas de como fazer: Capa de Monografia, capa de TCC, Regras da ABNT, como fazer monografia, como fazer Projeto Final, como fazer seminário, como fazer capas, referências bibliográficas, modelo de monografia.

O Zé Moleza NÃO faz a venda de monografia e É TOTALMENTE CONTRA a compra de monografia pronta e trabalhos prontos. O Zé Moleza NÃO auxilia a quem compra monografia, NÃO apóia a quem quer comprar Trabalhos Prontos, e NÃO APROVA a quem quer comprar TCC prontos, dando dicas de formatação, regras da ABNT, dando sugestões de temas para monografia, resumo de livros, projeto de pesquisa, projeto de mestrado, projeto de pós-graduação, trabalhos acadêmicos, incentivando o usuário a desenvolver por conta própria sua monografia.