Dos Crimes Contra a Inviolabilidade de Correspondência

Publicado em 13/05/2005

Dos Crimes Contra a Inviolabilidade de Correspondência


VIOLAÇÃO DE CORRESPONDÊNCIA ART. 151 "CAPUT"

CONCEITO

O crime de A violação de correspondência está definido no art. 151: A Dos crimes contra a inviolabilidade de correspondência" o Código Penal zela também "Dos crimes contra a liberdade" neste caso específico do art. 151 caput, porém tacitamente revogado pelo art. 40 lei nº 6.538/78 ( dispõe sobre os crimes contra o serviço postal e o serviço de telegrama) com o seguinte "devassar indevidamente o conteúdo de correspondência dirigida a outrem" (pena: detenção, até seis meses ou pagamento não excedente a vinte dias-multa). Parágrafo único. Somente se procede mediante representação.

TUTELA JURÍDICA

Tutela-se a liberdade de correspondência pessoal ou jurídica, ou seja, a liberdade de comunicação de pensamento transmitida por intermédio das correspondências.

AÇÃO NUCLEAR

A ação nuclear do tipo consubstancia-se no verbo devassar, significando invadir, olhar, tomar conhecimento do conteúdo da correspondência. O objeto do crime é a correspondência fechada. Correspondência, nos termos do art. 47 da lei 6.538/78, é toda comunicação de pessoa a pessoa, por meio de carta, através de via postal, ou por telegrama" sendo exigido que a mesma esteja…

É esse o conteúdo que você precisa?
Faça seu login e saiba como ver o trabalho completo

O Zé Moleza facilita sua vida acadêmica ajudando você em suas pesquisas, e a economizar o seu tempo e o seu dinheiro nos seus trabalhos de faculdade. São mais de 26144 pesquisa acadêmicas entre elas, monografia, temas de monografias, TCC, modelos de monografias, trabalhos de universidades, resenha, Paper, Ensaio, Bibliografia, Trabalhos Escolares.

Dicas de como fazer: Capa de Monografia, capa de TCC, Regras da ABNT, como fazer monografia, como fazer Projeto Final, como fazer seminário, como fazer capas, referências bibliográficas, modelo de monografia.

O Zé Moleza NÃO faz a venda de monografia e É TOTALMENTE CONTRA a compra de monografia pronta e trabalhos prontos. O Zé Moleza NÃO auxilia a quem compra monografia, NÃO apóia a quem quer comprar Trabalhos Prontos, e NÃO APROVA a quem quer comprar TCC prontos, dando dicas de formatação, regras da ABNT, dando sugestões de temas para monografia, resumo de livros, projeto de pesquisa, projeto de mestrado, projeto de pós-graduação, trabalhos acadêmicos, incentivando o usuário a desenvolver por conta própria sua monografia.