Do Usufruto

Publicado em 22/04/2003

Do Usufruto


Definição

BEVELÁQUIA define o usufruto como o direito real, conferido a uma pessoa, durante certo tempo, que autoriza a retirar da coisa alheia os frutos e utilidades que ele produz (Código Civil, obs. 1 ao art. 713). Este conceito se aproxima do fornecido pelo art. 713 do Código Civil, nestes termos:

Art. 713. Constitui usufruto o direito real fruir as utilidades e frutos de uma coisa, enquanto temporariamente destacado da propriedade.

Tanto uma quanto à outra definição parecem incompletas, porque não contêm a idéia de preservação da substância, que é elementar à noção de usufruto. Realmente, enquanto ao usufrutuário se transfere o direito temporário de usar e gozar da coisa alheia impõe-se-lhe o dever de preservar a substância. Esta é uma noção que já se encontrava no Código Civil francês, e sobre a qual se instituiu o grande LAFAYETTE ao definir o instituto como "o direito real de retirar da coisa alheia durante um certo período de tempo, mais ou menos longo, as utilidades e proveitos que ela encerra, sem altera-lhe a substância ou mudar-lhe o destino".

No usufruto, o domínio se desmembra: de um lado, e em mãos do nu proprietário, fica o direito à substância da coisa, a prerrogativa de dispor dele a expectativa de, mais cedo ou mais tarde, assistir à consolidação da propriedade, pois o usufruto é sempre temporário; de outro lado, para as mãos do usufrutuário passam os direitos de uso e goza, dos quais aquele, transitoriamente, se torna titular.

De modo que o usufruto, como em todos os direitos reais sobre coisas…

É esse o conteúdo que você precisa?
Faça seu login e saiba como ver o trabalho completo

O Zé Moleza facilita sua vida acadêmica ajudando você em suas pesquisas, e a economizar o seu tempo e o seu dinheiro nos seus trabalhos de faculdade. São mais de 26144 pesquisa acadêmicas entre elas, monografia, temas de monografias, TCC, modelos de monografias, trabalhos de universidades, resenha, Paper, Ensaio, Bibliografia, Trabalhos Escolares.

Dicas de como fazer: Capa de Monografia, capa de TCC, Regras da ABNT, como fazer monografia, como fazer Projeto Final, como fazer seminário, como fazer capas, referências bibliográficas, modelo de monografia.

O Zé Moleza NÃO faz a venda de monografia e É TOTALMENTE CONTRA a compra de monografia pronta e trabalhos prontos. O Zé Moleza NÃO auxilia a quem compra monografia, NÃO apóia a quem quer comprar Trabalhos Prontos, e NÃO APROVA a quem quer comprar TCC prontos, dando dicas de formatação, regras da ABNT, dando sugestões de temas para monografia, resumo de livros, projeto de pesquisa, projeto de mestrado, projeto de pós-graduação, trabalhos acadêmicos, incentivando o usuário a desenvolver por conta própria sua monografia.