Do Mandado de Injunção

Publicado em 02/03/2007

Mandado de injunção


Introdução


Desde mais ou menos 1300 até meados ou fins do século XV, calamidades de toda a sorte abateram-se sobre a Europa ocidental com pavorosa severidade e insistência desalentadora. Primeiro veio a fome, em virtude de ter sido a agricultura prejudicada pela exaustão do solo, quedas de temperatura e chuvas torrenciais. Depois veio o desastre da peste negra, combinação da peste bubônica com peste pneumônica, que varreu a Europa pela primeira vez entre 1347 e 1350, voltando a intervalos periódicos durante mais ou menos os cem anos seguintes. Essa catástrofe foi comparável, em termos de mortandade, às duas guerras mundiais do século XX.

Nessa época, no século XIV, surgiu na Inglaterra o mandado de injunção como remédio essencial da Equity (nasceu, pois, do Juízo de Eqüidade), outorgado, mediante um juízo discricionário, quando falta norma legal (statutes) para regular a espécie e quando a Common Law não oferece proteção suficiente. A eqüidade, no sentido inglês do termo (sistema de estimativa social para a formulação da regra jurídica para o caso concreto), assenta-se na valoração judicial dos elementos do caso e dos princípios de justiça material, segundo a pauta de valores sociais, e, assim, emite a decisão fundada não no justo legal mas no justo natural.

A injunção se originou no Direito inglês, tendo passado, em seguida, ao Direito norte-americano, sendo que a etmologia advém de "injunction", que significa…

É esse o conteúdo que você precisa?
Faça seu login e saiba como ver o trabalho completo

O Zé Moleza facilita sua vida acadêmica ajudando você em suas pesquisas, e a economizar o seu tempo e o seu dinheiro nos seus trabalhos de faculdade. São mais de 26144 pesquisa acadêmicas entre elas, monografia, temas de monografias, TCC, modelos de monografias, trabalhos de universidades, resenha, Paper, Ensaio, Bibliografia, Trabalhos Escolares.

Dicas de como fazer: Capa de Monografia, capa de TCC, Regras da ABNT, como fazer monografia, como fazer Projeto Final, como fazer seminário, como fazer capas, referências bibliográficas, modelo de monografia.

O Zé Moleza NÃO faz a venda de monografia e É TOTALMENTE CONTRA a compra de monografia pronta e trabalhos prontos. O Zé Moleza NÃO auxilia a quem compra monografia, NÃO apóia a quem quer comprar Trabalhos Prontos, e NÃO APROVA a quem quer comprar TCC prontos, dando dicas de formatação, regras da ABNT, dando sugestões de temas para monografia, resumo de livros, projeto de pesquisa, projeto de mestrado, projeto de pós-graduação, trabalhos acadêmicos, incentivando o usuário a desenvolver por conta própria sua monografia.