Direito Subjetivo

Publicado em 10/11/2006

a) pelo desforço pessoal, regulado pelo Código Civil, que não considera ilícitos os atos praticados em legítima defesa ou no exercício regular de um direito reconhecido, desde que o faça logo, como é o caso do possuidor turbado ou esbulhado, para manter-se ou restituir-se por sua própria força, desde que não vá além do indispensável à manutenção ou restituição da posse;

b) pela ação judicial, em que é citado, para justificar-se, sob pena de sofrer as sanções da lei, aquele a quem se possa atribuir a violação de um direito subjetivo;

c) pela execução da condenação imposta judicialmente, para assegurar o cumprimento da decisão, à guisa de satisfação da obrigação reconhecida (com a penhora, em caso de não solução da dívida, e consequente venda de bens do devedor).

São elementos do direito subjetivo o sujeito, o objeto o poder e a garantia.

O sujeito, como é pacífico entre os autores, é o ser a quem a ordem jurídica atribui o poder de agir facultado pelo direito. Em geral, tal. poder é exercido em proveito próprio, mas pode sê-lo também em favor de outrem. Só podem ser sujeitos de direito as pessoas naturais e as jurídicas.

O objeto do direito subjetivo é o bem ou a vantagem sobre que recai o poder atribuído pela ordem jurídica ao sujeito.

Podem ser objeto do direito subjetivo: a) atributos da própria pessoa no meio social, como os vários direitos de liberdade; b) as coisas corpóreas; c) as coisas incorpóreas, entre…

É esse o conteúdo que você precisa?
Faça seu login e saiba como ver o trabalho completo

O Zé Moleza facilita sua vida acadêmica ajudando você em suas pesquisas, e a economizar o seu tempo e o seu dinheiro nos seus trabalhos de faculdade. São mais de 26144 pesquisa acadêmicas entre elas, monografia, temas de monografias, TCC, modelos de monografias, trabalhos de universidades, resenha, Paper, Ensaio, Bibliografia, Trabalhos Escolares.

Dicas de como fazer: Capa de Monografia, capa de TCC, Regras da ABNT, como fazer monografia, como fazer Projeto Final, como fazer seminário, como fazer capas, referências bibliográficas, modelo de monografia.

O Zé Moleza NÃO faz a venda de monografia e É TOTALMENTE CONTRA a compra de monografia pronta e trabalhos prontos. O Zé Moleza NÃO auxilia a quem compra monografia, NÃO apóia a quem quer comprar Trabalhos Prontos, e NÃO APROVA a quem quer comprar TCC prontos, dando dicas de formatação, regras da ABNT, dando sugestões de temas para monografia, resumo de livros, projeto de pesquisa, projeto de mestrado, projeto de pós-graduação, trabalhos acadêmicos, incentivando o usuário a desenvolver por conta própria sua monografia.