Direito Subjetivo

Publicado em 15/10/2006

Ao se analisar o direito subjetivo, não se pode esquecer que o uso do direito subjetivo está intrinsecamente vinculado ao direito objetivo e não podemos deixar de relatar o seu significado, bem como, do dever subjetivo e de seus elementos e classificação.


2. Direito Objetivo

Direito objetivo e direito subjetivo estão intimamente ligados, porém são inconfundíveis. É sempre um conjunto de normas impostas ao comportamento humano autorizando, ou não, o indivíduo a fazer algo. Prescrevendo medidas repressivas em caso de violação de normas. É o veículo pelo qual o direito subjetivo se concretiza através das normas. Direito objetivo é essencialmente instrumental. Segundo PAUPÉRIO (2002), nem sempre a um direito objetivo corresponde um direito subjetivo.

Há realmente, algumas vezes, deveres sem direitos correspondentes. Os regulamentos de trânsito, as posturas municipais, as normas de higiene pública, por exemplo, implicam em deveres mas não atribuem quaisquer direitos aos obrigados. (PAUPÉRIO p.107, 2002)

A norma objetiva vem para ordenar e organizar a sociedade. O direito subjetivo só se manifesta pela existência do ser humano, que sem ele não existiria o direito objetivo que tem a necessidade de criar leis para manter a harmonia social, pois o ser humano, como ser social, precisa de normas que regulem a convivência entre as sociedades.


3. Dever Subjetivo

Impedir que alguém exerça o direito subjetivo é crime de constrangimento ilegal. E a todo direito corresponde uma ação que o assegura (dever subjetivo), de modo que o lesado se valerá dos meios…

É esse o conteúdo que você precisa?
Faça seu login e saiba como ver o trabalho completo

O Zé Moleza facilita sua vida acadêmica ajudando você em suas pesquisas, e a economizar o seu tempo e o seu dinheiro nos seus trabalhos de faculdade. São mais de 26144 pesquisa acadêmicas entre elas, monografia, temas de monografias, TCC, modelos de monografias, trabalhos de universidades, resenha, Paper, Ensaio, Bibliografia, Trabalhos Escolares.

Dicas de como fazer: Capa de Monografia, capa de TCC, Regras da ABNT, como fazer monografia, como fazer Projeto Final, como fazer seminário, como fazer capas, referências bibliográficas, modelo de monografia.

O Zé Moleza NÃO faz a venda de monografia e É TOTALMENTE CONTRA a compra de monografia pronta e trabalhos prontos. O Zé Moleza NÃO auxilia a quem compra monografia, NÃO apóia a quem quer comprar Trabalhos Prontos, e NÃO APROVA a quem quer comprar TCC prontos, dando dicas de formatação, regras da ABNT, dando sugestões de temas para monografia, resumo de livros, projeto de pesquisa, projeto de mestrado, projeto de pós-graduação, trabalhos acadêmicos, incentivando o usuário a desenvolver por conta própria sua monografia.