Direito Romano – Propriedade em Roma

Publicado em 22/04/2003

A Propriedade em Roma


Conceito


O termo propriedade veio de pro + privus (pro = em favor de; privus = próprio). Os romanos não definiram o direito de propriedade. A propriedade é como o centro do sistema jurídico e em torno dele gravita a ordem jurídica e econômica. A propriedade se apresenta aos romanos como um poder absoluto da pessoa sobre a coisa, um verdadeiro domínio, uma autêntica dominação. É um poder único e exclusivo. O poder dominial permitia, inclusive, destruir a própria coisa. Tudo era permitido ao dominus, pois, lhe cabia não só o jus utendi (direito de usar) e o jus fruendi (direito de fruir, perceber os frutos e produtos da coisa), mas também o jus abutendi (direito de abusar, dê dispor da coisa como aprouvesse), sem ser um abuso de direito (faculdade natural de se fazer o que quiser sobre a coisa, exceto aquilo que é vedado pela força ou pelo direito). A propriedade tem cunho individualista. O poder da propriedade romana era delimitável, haja vista o direito de vizinhança.

Ainda hoje os juristas se defrontam com o problema da conceituação do direito de propriedade. Ele reside, com relação ao direito vigente em cada país, na dificuldade de se resumir, numa definição, os múltiplos poderes do proprietário. Para o direito romano essa questão foi ainda mais complexa devido às alterações sofridas na estrutura do direito ao longo de sua evolução.


Origem e evolução histórica

No período pré-clássico, os romanos só conheceram uma espécie de…

É esse o conteúdo que você precisa?
Faça seu login e saiba como ver o trabalho completo

O Zé Moleza facilita sua vida acadêmica ajudando você em suas pesquisas, e a economizar o seu tempo e o seu dinheiro nos seus trabalhos de faculdade. São mais de 26144 pesquisa acadêmicas entre elas, monografia, temas de monografias, TCC, modelos de monografias, trabalhos de universidades, resenha, Paper, Ensaio, Bibliografia, Trabalhos Escolares.

Dicas de como fazer: Capa de Monografia, capa de TCC, Regras da ABNT, como fazer monografia, como fazer Projeto Final, como fazer seminário, como fazer capas, referências bibliográficas, modelo de monografia.

O Zé Moleza NÃO faz a venda de monografia e É TOTALMENTE CONTRA a compra de monografia pronta e trabalhos prontos. O Zé Moleza NÃO auxilia a quem compra monografia, NÃO apóia a quem quer comprar Trabalhos Prontos, e NÃO APROVA a quem quer comprar TCC prontos, dando dicas de formatação, regras da ABNT, dando sugestões de temas para monografia, resumo de livros, projeto de pesquisa, projeto de mestrado, projeto de pós-graduação, trabalhos acadêmicos, incentivando o usuário a desenvolver por conta própria sua monografia.