Direito Romano no Período Republicano

Publicado em 22/04/2003

O juiz não precisava ser conhecedor do direito, a ele bastava ser justo. Era um cidadão comum do povo, cujo nome dentre uma lista de 1000 (mil), era escolhido por um acordo dentre as partes; quando havia dificuldades na escolha, o nome do juiz era sorteado dentre os nomes da lista de 1000 (mil) cidadãos honestos e reconhecidamente justos.

O juiz não era remunerado, porque era escolhido apenas para aquele caso; após proferir a sentença, seu trabalho estava terminado. Como não precisava conhecer Direito, ele às vezes precisava recorrer ao jurisconsulto para através dos conhecimentos dele, esclarecer as suas dúvidas como juiz.

Depois de escolhido, o juiz estudava bem o caso e proferia a sentença, dando por acabado o seu trabalho. O papel do juiz era unicamente de árbitro - Figura do juiz arbitral do Código Civil atual.

6.3 O "Revocacium"

No Direito Romano, não havia recursos. Como o pretor era eleito pelo povo e o juiz escolhido pelas partes, a sentença era reconhecida como legítima e justa, sem direito a recursos. Em caso de algum deslize do juiz, ele era recriminado e rechaçado pela sociedade.

Em caso de alguma irregularidade a parte perdedora podia pedir a revogação da sentença, que recebia o nome de "Revocacium". Havia então um novo processo e novo julgamento. Caso a sentença fosse confirmada, o réu tinha que pagar o dobro da dívida.

7 O Jurisconsulto

Jurisconsulto era a pessoa que resolvia dedicar a sua vida ao estudo do Direito. Quando essa opção era feita, a pessoa dedicava-se totalmente e em tempo integral. Aos poucos, as pessoas iam tomando conhecimento que…

É esse o conteúdo que você precisa?
Faça seu login e saiba como ver o trabalho completo

O Zé Moleza facilita sua vida acadêmica ajudando você em suas pesquisas, e a economizar o seu tempo e o seu dinheiro nos seus trabalhos de faculdade. São mais de 26144 pesquisa acadêmicas entre elas, monografia, temas de monografias, TCC, modelos de monografias, trabalhos de universidades, resenha, Paper, Ensaio, Bibliografia, Trabalhos Escolares.

Dicas de como fazer: Capa de Monografia, capa de TCC, Regras da ABNT, como fazer monografia, como fazer Projeto Final, como fazer seminário, como fazer capas, referências bibliográficas, modelo de monografia.

O Zé Moleza NÃO faz a venda de monografia e É TOTALMENTE CONTRA a compra de monografia pronta e trabalhos prontos. O Zé Moleza NÃO auxilia a quem compra monografia, NÃO apóia a quem quer comprar Trabalhos Prontos, e NÃO APROVA a quem quer comprar TCC prontos, dando dicas de formatação, regras da ABNT, dando sugestões de temas para monografia, resumo de livros, projeto de pesquisa, projeto de mestrado, projeto de pós-graduação, trabalhos acadêmicos, incentivando o usuário a desenvolver por conta própria sua monografia.