Direito Penal – História e Evolução

Publicado em 22/04/2003

A nova Escola provlamava outrava convepção do Direito. Se para a Clássica o Direito preexistia ao homem (era transcendental, visto que lhe fora dado pelo Criador, para poder cumprir seus destinos), para os Positivistas, ele é o resultado da vida em sociedade e sujeito a variações no tempo e espaço conforme a lei da evolução.

Cesar Lombroso, médico psiquiatra italiano pioneiro nessa corrente, baseado no determinismo antropológico, tentou explicar o crime dentro de uma causalidade rigorosa, tirando a tônica ética ao direito penal, apreendendo, na pessoa dos delinqüentes, estigmas reveladores da criminalidade, concebendo a figura do criminoso nato que, pela presença de anomalias anatômicas e fisiopsicológicas, seria o indivíduo propenso a praticar delitos. Desta forma, o criminoso típico seria uma cópia do homem primitivo ou selvagem.

Para ilustrar o pensamento de Lombroso, algumas idéias expostas em sua famosa obra L’uomo delinquente studiato in rapporto, all’antropologia, alla medicina legale e alle discipline carcerarie (1876):

  • O crime é um fenômeno biológico, não um ente jurídico, como afirmava Carrara. Por essa razão, o método que deve ser utilizado e mseu estudo é o experimental, e não o lógico-dedutivo dos clássicos;
  • O criminoso é um ser atávico e representa a regressão do homem ao primitivismo. É um selvagem e nasce delinqüente como outros nascem sábios ou doentios, fenômeno que, na Biologia, é chamado de degeneração;
  • O criminoso nato apresenta características físicas e morfológicas específicas, como assimetria craniana, fronte fugidia, zigomas salientes, face ampla e larga, cabelos…

É esse o conteúdo que você precisa?
Faça seu login e saiba como ver o trabalho completo

O Zé Moleza facilita sua vida acadêmica ajudando você em suas pesquisas, e a economizar o seu tempo e o seu dinheiro nos seus trabalhos de faculdade. São mais de 26144 pesquisa acadêmicas entre elas, monografia, temas de monografias, TCC, modelos de monografias, trabalhos de universidades, resenha, Paper, Ensaio, Bibliografia, Trabalhos Escolares.

Dicas de como fazer: Capa de Monografia, capa de TCC, Regras da ABNT, como fazer monografia, como fazer Projeto Final, como fazer seminário, como fazer capas, referências bibliográficas, modelo de monografia.

O Zé Moleza NÃO faz a venda de monografia e É TOTALMENTE CONTRA a compra de monografia pronta e trabalhos prontos. O Zé Moleza NÃO auxilia a quem compra monografia, NÃO apóia a quem quer comprar Trabalhos Prontos, e NÃO APROVA a quem quer comprar TCC prontos, dando dicas de formatação, regras da ABNT, dando sugestões de temas para monografia, resumo de livros, projeto de pesquisa, projeto de mestrado, projeto de pós-graduação, trabalhos acadêmicos, incentivando o usuário a desenvolver por conta própria sua monografia.