Direito Objetivo e Direito Subjetivo

Publicado em 27/02/2006

Cabe aqui estabelecer que o sujeito desta relação seria o obrigado, o indivíduo que pela sua conduta pode violar ou cumprir o dever. O indivíduo que tem o "direito", é apenas o objeto da conduta.

Em síntese um direito reflexo não pode existir sem o correspondente dever jurídico.

DIREITO POSITIVO E DIREITO NATURAL : UMA DICOTOMIA ENFRAQUECIDA

Os positivistas negam a existência de um direito natural. O estabelecimento do direito natural na forma de normas postas na Constituição "positivou-o". O direito natural tornou-se trivial, comum quando todo o direito passou a ser redutível a direitos naturais.

Após o século XIX, o direito é posto, o direito é estabelecido por autoridade do Estado ou pela sociedade, e direito natural se define negativamente como o direito que não é posto.

Tércio Sampaio Ferraz Júnior afirma que o direito positivo é mutável e regional. Ele se tornou trivial porque já que é posto deixa de possuir valor objetivo, independente da avaliação mutável dos interesses.

DIREITO OBJETIVO E SUBJETIVO : ORIGENS DA DICOTOMIA

Essa questão da dicotomia torna-se existente quando encaramos o direito como um fenômeno objetivo que não pertence a ninguém socialmente, composto de normas instituídas, mas que, de outro…

É esse o conteúdo que você precisa?
Faça seu login e saiba como ver o trabalho completo

O Zé Moleza facilita sua vida acadêmica ajudando você em suas pesquisas, e a economizar o seu tempo e o seu dinheiro nos seus trabalhos de faculdade. São mais de 26144 pesquisa acadêmicas entre elas, monografia, temas de monografias, TCC, modelos de monografias, trabalhos de universidades, resenha, Paper, Ensaio, Bibliografia, Trabalhos Escolares.

Dicas de como fazer: Capa de Monografia, capa de TCC, Regras da ABNT, como fazer monografia, como fazer Projeto Final, como fazer seminário, como fazer capas, referências bibliográficas, modelo de monografia.

O Zé Moleza NÃO faz a venda de monografia e É TOTALMENTE CONTRA a compra de monografia pronta e trabalhos prontos. O Zé Moleza NÃO auxilia a quem compra monografia, NÃO apóia a quem quer comprar Trabalhos Prontos, e NÃO APROVA a quem quer comprar TCC prontos, dando dicas de formatação, regras da ABNT, dando sugestões de temas para monografia, resumo de livros, projeto de pesquisa, projeto de mestrado, projeto de pós-graduação, trabalhos acadêmicos, incentivando o usuário a desenvolver por conta própria sua monografia.