Direito Objetivo e Direito Subjetivo

Publicado em 27/02/2006

A conclusão mostrada por Kelsen é de que "aquilo que se pretende como direito subjetivo nada mais é do que o reflexo de um dever jurídico, que existe por parte dos outros em relação ao indivíduo de que se diz ter um direito subjetivo", conforme feliz observação de Tércio Sampaio Ferraz Júnior.

A discussão não deixa de criar profundas meditações sobre o assunto. Todavia, que exista ou não direito subjetivo, que seja faculdade ou permissão jurídica, não é possível o ordenamento legal deixar de reconhecer a sua potencialidade, em face dos efeitos de sua estrutura que tem função de facilitar as relações de direito.

Os direitos subjetivos são permissões dadas por meio de normas jurídicas. Exercer a permissão jurídica é facultativo, você pode ou não usar os meios que a lei lhe oferece. Por exemplo de ter domicílio, exercer profissão lícita, vender o que é seu, gozar e dispor da propriedade, de exigir o pagamento do que é devido. No caso de um indivíduo sofrer uma violação de seus bens e não reivindicar seus direitos, a lei não poderá ampará-lo.

O direito subjetivo se encontra inerte, a disposição de seus usuários, porém este tem que reivindicá-lo, o indivíduo tem…

É esse o conteúdo que você precisa?
Faça seu login e saiba como ver o trabalho completo

O Zé Moleza facilita sua vida acadêmica ajudando você em suas pesquisas, e a economizar o seu tempo e o seu dinheiro nos seus trabalhos de faculdade. São mais de 26144 pesquisa acadêmicas entre elas, monografia, temas de monografias, TCC, modelos de monografias, trabalhos de universidades, resenha, Paper, Ensaio, Bibliografia, Trabalhos Escolares.

Dicas de como fazer: Capa de Monografia, capa de TCC, Regras da ABNT, como fazer monografia, como fazer Projeto Final, como fazer seminário, como fazer capas, referências bibliográficas, modelo de monografia.

O Zé Moleza NÃO faz a venda de monografia e É TOTALMENTE CONTRA a compra de monografia pronta e trabalhos prontos. O Zé Moleza NÃO auxilia a quem compra monografia, NÃO apóia a quem quer comprar Trabalhos Prontos, e NÃO APROVA a quem quer comprar TCC prontos, dando dicas de formatação, regras da ABNT, dando sugestões de temas para monografia, resumo de livros, projeto de pesquisa, projeto de mestrado, projeto de pós-graduação, trabalhos acadêmicos, incentivando o usuário a desenvolver por conta própria sua monografia.